Com certeza muitos já viram Hatsune Miku, pela internet, mangá, anime ou até jogando algum jogo, mas ainda não sabe quem ela é. Bom, originalmente ela não é uma personagem de anime e nem de mangá, mas sim uma vocaloide. Navegue nesta galeria de artes interativa para saber mais…
Galeria interativa de ilustrações e dossiê completo sobre Hatsune Miku
Hatsune Miku é uma Vocaloid dublada por um sintetizador de voz desenvolvido pela Crypton Future Media. Como podemos ver ela é retratada como uma garota de 16 anos, que usa como penteado duas longas “maria chiquinhas” na cor azul piscina. Ela utiliza a tecnologia de canto Vocaloid 2, 3 e 4 da Yamaha Corporation, e também a Piapro Studio, da Crypton Future Media, que é um sintetizador de canto VSTi. Hatsune foi a primeira Vocaloid a utilizar o motor Vocaloid 2 em japonês.
Para desenvolver a Hatsune Miku, a Crypton ouviu as vozes de cerca de 500 dubladoras e escolheu a dubladora Saki Fujita, baseando-se no fato de que ela tem uma bela voz, muito adequada para uma Vocaloid, não só isso mas o timbre e as nuances da voz de Fujita, funcionam muito bem com os mecanismos do programa. Sendo assim a voz da Hatsune foi criada utilizando amostras vocais de uma dubladora humana.
Ela já se apresentou em vários shows através de uma projeção 3D, o seu primeiro concerto ao vivo foi durante o verão no Saitama Super Arena em 22 de agosto de 2009. Miku também realizou seu primeiro show no exterior em 21 de novembro 2009, durante o Anime Festival Asia em Singapura.
Conforme a Crypton, o nome da personagem vem da fusão das palavras japonesas Hatsu (初, em primeiro lugar), Ne (音, som) e Miku (ミ ク, futuro), significando “O Primeiro Som do Futuro.”
Hatsune Miku foi a terceira Vocaloid japonesa a ser desenvolvida pela Crypton. Ela foi inicialmente lançada em agosto de 2007, sendo a primeira integrante do Character Vocal Series. Hatsune foi a sétima Vocaloid criada globalmente e sem dúvidas é a que mais fez sucesso.
A Crypton produziu Hatsune Miku com a ideia de ser “uma diva Android no mundo de um futuro próximo”. Hatsune foi atualizada para Vocaloid 3, em 31 de agosto de 2013, incluíram também uma biblioteca vocal em Inglês. Na sequência da liberação comercial da Yamaha Corporation, eles desenvolveram outros dois personagens “Meiko” e “Kaito“.
Várias empresas desenvolveram suas próprias versões de vocaloids, mas sem dúvidas quem ganhou muito mais espaço e fama foi a Hatsune Miku. Mesmo ela utilizando as mesmas características de qualquer outro vocaloid. A crítica confirma, que o que chamou muito a atenção foi a imagem da personagem, uma garota desenhada em estilo mangá, com longos cabelos verdes usando penteado maria-chiquinha e trajando uma roupa que lembra uma estudante japonesa do futuro.
Um Mangaká Desenhou Hatsune Miku
Durante o desenvolvimento da Hatsune, foi decidido que para tornar o projeto bem sucedido, não só precisava de uma voz altamente atraente, mas que a voz precisava de uma imagem. Quem desenvolveu a imagem da Hatsune Miku foi o Mangaká Kei Garo.
Quando Kei começou o projeto da Hatsune Miku, foi dado a ele um esquema de cores para trabalhar no projeto (ele tinha como base a cor azul esverdeada, por conta dos sintetizadores Yamaha). A Crypton forneceu para o ilustrador vários conceitos detalhados da Miku. A indicação era para ele desenhar Miku como uma androide, levou mais de um mês para era completar o projeto, que cá entre nós ficou incrível, ele acertou pontualmente o desenho da personagem.
Miku teria originalmente um penteado diferente, mas depois de testar as “maria chiquinhas” Kei teve este tipo de penteado como o mais adequado, nisto novamente ele acertou de cheio, pois uma das maiores marcas da Hatsune são justamente suas “maria chiquinhas”.
Suas maria-chiquinhas fizeram tanto sucesso que em 22 de julho de 2012, elas teve o título de marias-chiquinhas que melhor representou a década de 2000, marcando-lhe o melhor conjunto de maria-chiquinhas desde o alvorecer do século 21. Ela compartilhou a elegância de seu penteado com outras personagens, como a Serena de Sailor Moon (que ganhou as melhores maria-chiquinhas para o período dos anos 90).
O design na saia e botas de Miku foi baseado nas cores do programa sintetizador, e as barras representam bares reais dentro do programa. Pode-se perceber também que parte do seu projeto é baseado em alguns dos modelos de teclado da Yamaha, particularmente o DX-100 e o DX-7.
As peças em torno de suas maria-chiquinhas (desenvolvidas pelo ilustrador Kei) são na verdade fitas futuristas feitas de um material especial, que flutua no lugar, elas são capazes de manter as marias-chiquinhas de Miku no lugar, sem ter que tocar o próprio cabelo dela. Como podemos constatar Hatsune segue um estilo altamente futurista.
Expansão no Mercado
Em 30 de abril de 2010 foi criado um novo add-on para a Hatsune, chamado de Hatsune Miku Append, o pacote continha seis tons diferentes de voz, a Miku Append foi criada para expandir a biblioteca de voz da Hatsune. Esta foi a primeira vez que uma Vocaloid teve tamanho upgrade.
Em 31 de agosto de 2008 uma das obras musicais de Hatsune Miku “Mikumiku ni erashi” ultrapassou incríveis 5 milhões de reproduções e este dia foi também o primeiro aniversário do lançamento da Hatsune. Na data 2 de julho de 2009 foi a primeira live virtual de Hatsune Miku realizada no PlayStation, para comemorar o lançamento do mencionado “Hatsune Miku – Project DIVA” no PSP.
Programa Gratuito Miku Miku Dance (MMD)
Com a imagem de Hatsune Miku crescendo de forma exponencial, a Crypton fez algo realmente estupendo, alavancando ainda mais a imagem de Miku, eles criaram um programa chamado Miku Miku Dance (MMD). Este programa traz as personagens em 3D permitindo ao usuário a liberdade de anima-las e move-las conforme queira, podendo até fazer videos clips. Leve em consideração que o MMD é um serviço gratuito. Sem dúvidas esta liberdade que o usuário pode ter com a Hatsune Miku foi um dos pilares do sucesso da Crypton.
Recordes de vendas
A Hatsune Miku tem sido fortemente promovida desde 2008, sendo que ela foi originalmente destinada a músicos profissionais. Em 12 de setembro de 2007, o site Amazon.co.jp relatou um aumento exponencial das vendas da Hatsune Miku, fazendo dela o software número um de vendas da época. Vendeu mais de 40.000 unidades em julho de 2008, comercializando em media 300 unidades por semana! em janeiro de 2011 ela teria vendido mais de 60.000 unidades.
Em 2011, a Crypton começou a se concentrar em comercializar a Hatsune Miku para o público dos Estados Unidos. Em 7 de maio, a Amazon colocou uma pré-visualização da banda Supercell, a musica “World is Mine”, como um single. Quando a música finalmente foi colocado à venda, foi classificada como a No. 7 na lista top 10 de singles do iTunes, isso em sua primeira semana de vendas.
Existem também outras Vocaloids além de Hatsune, como exemplo Megurine Luka, Kagamine Rin & Len, Atsuko entre outras… mas sem dúvidas o “pilar” das vocaloids é a Hatsune Miku.
Nico Nico Douga
O Site Nico Nico Douga (O “YouTube” dos Japoneses) popularizou muito a Hatsune Miku. Logo após o lançamento da Hatsune, os usuários do Nico Nico Douga começaram a postar vídeos com músicas criadas usando seu banco de sons. Como o reconhecimento e popularidade da Hatsune cresceu, o site Nico Nico Douga também se tornou um lugar muito visitado, com um clima cooperativo entre seus usuários que apreciam as Vocaloids, e em muito a cultura japonesa.
Estranho! as imagens da Hatsune sumiram!
Em outubro de 2007, aconteceu algo muito estranho na seção de pesquisa de imagens nos motores de busca Google e Yahoo, as imagens relacionadas a Hatsune Miku não foram exibidas nesta data. (Na busca de imagens do MSN as imagens da Hatsune apareciam normalmente). A causa deste estranho problema ainda é um mistério, mas tanto o Yahoo quanto o Google, declararam que as imagens não foram de forma alguma excluídas intencionalmente.
Hatsune Miku no espaço
Em novembro de 2009, o fã da Hatsune Miku, Sumio Morioka, entrou com uma petição a fim de obter uma placa de alumínio da Hatsune Miku feito por encomenda (8 cm × 12 centímetros) esta placa seria usada como um peso de balanceamento para a nave espacial japonesa Venus Akatsuki!
Por mais incrível que pareça, este projeto recebeu o apoio do Dr. Seiichi Sakamoto, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão. A petição foi um sucesso, ela ultrapassou em muito as 10 mil assinaturas necessárias.
Sendo assim, em 21 de maio de 2010 às 06:58:22, a Akatsuki foi lançado ao espaço, tendo três placas retratando a Hatsune Miku e a Hachune Miku (Versão menor da Hatsune) em várias imagens monocromáticas compostas das letras em miniaturas das mensagens do formulário da petição, que foram gravada nas placas.
Além disso, em setembro de 2009, três estatuetas da “Hachune Miku” (Versão pequenina da Hatsune) foram lançadas em um foguete em Nevada, Estados Unidos.
Devido ao grande sucesso de Hatsune Miku, com muitas vitorias comerciais e a popularização gigantesca da mesma, o especialista Geoffrey Cain do Global Post, disse uma coisa interessante “Que o fenômeno da Hatsune Miku, ocorreu em parte devido ao amor dos japoneses para dar uma alma a objetos inanimados, que isto está enraizada no xintoísmo ou animismo, mas também na longa tradição de Karakuri Ningyo ou fantoches de madeira automatizados. Assim, os japoneses estão muito mais prontos para aceitar um personagem virtual como “humano”.
Hatsune Miku em anime, mangá e jogos…
Sim, ela ganhou até o protagonismo em uma série de mangá! chamada “Maker Hikōshiki Hatsune Mix”. O mangá explora as muitas possíveis histórias e com isto possui várias aventuras, não há um único enredo e toda a conformação no mangá não é oficial.
Em relação aos animes existe várias referências a Hatsune Miku, a voz dela é usada em um dos temas de encerramento do anime Akikan. Além disso, ela também canta o tema de encerramento do anime Yamishibai japanese Ghost Stories. Durante um episódio da Lucky Star OVA, a personagem Kagami Hiiragi fica magicamente transformada em cosplay da Hatsune Miku.
Em outro anime chamado “Kämpfer” no episódio sete, uma personagem aparece vestida como a Hatsune Miku. Referências a ela também aparece em muitos outros animes como exemplo Maria Holic, Koukaku no Regios, Shinkalion, Baka and Test, Gintama etc…
Hatsune está presente também nos Games, ela possui alguns jogos de ritmo, como exemplo o jogo “Hatsune Miku: Project DIVA” para PlayStation 3, PSP e PSVita, além da Hatsune há outros personagens Vocaloids da Crypton no jogo. Em outro jogo desenvolvido para Nintendo 3DS, chamado “Hatsune Miku Project Mirai DX” a aparência de Hatsune é baseado nos bonecos “Nendoroids”.
Várias referências a Hatsune Miku apareceram também em outros jogos como PangYa, Phantasy Star Portable 2, The IdolM@ster 2, Tales of Graces, Skullgirls, M.U.G.E.N, Brave Frontier, Phantasy Star Online 2, Recettear etc…
Uma curiosidade é que desde março de 2017, ela foi escolhida como a personagem da Divisão de Prevenção de Crimes Cibernéticos da Polícia da Prefeitura de Osaka, Japão.
Televisão e Shows
Em 2011 o Fantástico da TV Globo, sim o programa de noticias, exibiu uma reportagem aqui no Brasil, mostrando os shows da Hatsune Miku, na reportagem eles relatam o seu sucesso, o impacto cultural, entre outros detalhes…
Nos palcos ao vivo Hatsune teve muitas melhorias, as técnicas usadas para produzir os primeiros shows ao vivo ainda deixava a imagem dela um tanto transparente, entretanto ao decorrer dos anos eles melhoraram tanto a tecnologia do holograma dela que alcançou um grande realismo, beirando a perfeição, chamando a atenção de todo o mundo, pois agora a sensação é que pode-se ver uma “garota real” dançando e cantando.
Hatsune Miku fez também shows de abertura para a turnê mundial da Lady Gaga! intitulada Art Rave: The Artpop Ball, pode acreditar a Hatsune miku participou dos shows da Lady Gaga, de 6 de maio até 3 de junho de 2014. Há sim, em 2020 ela foi convidada para se apresentar no grande festival Coachella.
Assista o vídeo abaixo da Hatsune Miku no Show da Lady Gaga
Hatsune apareceu também nas reuniões anuais do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial em 2012 em Tóquio. E em 2015, Caroline Kennedy, então embaixadora no Japão também esteve presente em um evento da Hatsune Miku.
Orquestra filarmônica de Tóquio
Hatsune Miku fez inúmeros shows e apresentações desde o momento da sua criação, a sua primeira turnê ao vivo no Japão foi realizada em cinco cidades: Fukuoka, Osaka, Nagoya, Sapporo e Tóquio. Em maio de 2014 Como parte da sua turnê mundial chamada “Hatsune Miku Expo”, começou em Jacarta depois, Indonésia, Los Angeles e Nova York. Posteriormente ela foi para Xangai, América do Norte, Taiwan e Pequim… ela se apresentou até na orquestra filarmônica de Tóquio em um evento chamado “Hatsune Mix Symphony”.
Alguns Recursos do Piapro Studio
O já mencionado editor vocal “Piapro Studio” utilizado na Hatsune, integra várias funções desenvolvidas recentemente. A música pode ser controlada simplesmente digitando a letra e a melodia e selecionando o estilo de expressão. Você pode definir também os princípios básicos do canto, como a nitidez da vocalização, o estado de staccato/legato e a forma como o tom se move, biblioteca de voz e uma infinidade de outros recursos de alta tecnologia…
A Imagem da Vocaloid foi fundamental para o sucesso
A princípio a personagem Hatsune Miku foi criada para vender um software, mas a personagem foi tão bem construída e desenvolvida que ela foi ganhando cada vez mais espaço, e hoje ela é conhecida como uma das maiores figuras da música pop japonesa e está ganhando fama pelo mundo todo.
O software trouxe grandes novidades para os músicos, compositores, curiosos etc… qualquer um que tenha habilidade e prática, pode criar musicas, apenas digitando a letra da música e suas notas, em uma interface muito semelhante a um teclado de piano. Logo esta novidade foi adotada por muitos músicos que a utilizaram para criar suas canções.
A Voz do Futuro
Como esta escrito em uma matéria sobre a Hatsune Miku no site: Amino Apps.com
“Sobre o fato da Hatsune Miku não ser real, é algo irrelevante afinal quantos artistas reais que conhecemos não utilizam programas de computador para melhorar a sua voz , e sinceramente não há diferença entre esses cantores ou uma produzida totalmente pelo computador.
Mas o que importa é que Hatsune Miku é um ícone criada pelos seus fãs , possuindo tudo o que eles querem que ela seja. Ela nunca vai perder a sua voz, envelhecer ou morrer… ela é a voz do futuro”.
Assim como Hatsune Miku, existem também outras Vocaloids como Kagamine Rin, Meiko, Kaito, Megurine Luka entre outras…
Era possível ver a Calcinha da Hatsune Miku no jogo, a “falha” foi corrigida
Era possível ver a calcinha da Hatsune no jogo “Hatsune Miku VR” para PS4, e por incrível que pareça a Sony “não percebeu”. Logo os jogadores notaram que era possível olhar por baixo da saia das personagens, vale mencionar que geralmente este tipo de cena não é mostrada nesta categoria, por conta da faixa etária do jogo.
Para quem não sabe, normalmente em jogos desta categoria musical e afins, a produção usa alguns recursos para censurar estas cenas, eles colocam um borrão escuro por debaixo da saia, e em muitas vezes a câmera dá uma “quebrada” na imagem na hora de visualizar por debaixo das vestimentas das garotas.
O Jogo “Hatsune Miku: Project DIVA” Também teve uma falha semelhante.
Após um jogador do japão, contatar o suporte ao cliente, alertando sobre um “erro” no jogo Hatsune Miku: Project DIVA para Nintendo, no relato ele mencionava que era possível ver a calcinha da personagem, devido a uma movimentação, que fazia com que as saias passassem acima da cintura das garotas, assim o jogador conseguia ver claramente as roupas de baixo delas. O suporte ao cliente da Sega respondeu-lhe dizendo que resolveriam o problema.
Para isso eles desenvolveram um patch versão 1.03 que resolveu o “bug” em questão. As referidas imagens sumiram após a instalação do novo patch. Como era de se esperar, muitos outros jogadores não gostaram da notícia, que por conta da queixa de um jogador diante da Sega, a falha foi censurada, pois esta “falha” nunca foi um problema para a maioria dos jogadores.
Entretanto o ocorrido, não era algo escandaloso, personagens que usam calcinha e sutiã como vestimenta é extremamente comum em Rpgs de fantasia medieval, animes, jogos, quadrinhos etc… além disso a calcinha da Hatsune fornecia cobertura total, não havendo nenhuma nudez, quem não gosta deste tipo de cena não deveria consumir nenhum produto relacionado a mangá, anime, fantasia medieval, RPG etc… tanto que ao meu ver a produção do jogo deixou a calcinha aparecer de forma proposital (pois estava desenhada) eles não esperavam a reclamação de algum jogador, que sabem como é o nicho relacionado a este tipo de mídia.
Preço do Software Vocaloid Hatsune Miku
No dia em que escrevo este artigo o preço do Software Hatsune Miku está $ 187,00 dólares na Amazon, para saber o preço em real, converta dólar para real. Por exemplo, hoje na data que escrevo este artigo um dólar está incríveis R$ 5,62 (reais) então o valor do software seria R$ 1.051…
Para fins de informação e análise, segue-se o link da Amazon que vende o software: Amazon
Blog oficial da Hatsune Miku: Piapro
- Nome: Hatsune Miku
- Aniversário: 31 de Agosto
- Idade: 16 Anos
- Signo: Virgem
- Gênero: Feminino
- Altura: 1,58
- Peso: 42 kg
- Voz: Saki Fujita
- Ilustradores: KEI (V2), Masaki Asai (V2A), Zain (V3 English), iXima (V3, V4X/English)
- Companhia: Crypton Future Media
- Trilíngue: Japonês, Inglês e Chinês
Eu me chamo Renato Silva criador deste site Mestre Toy, proprietário do Pinterest Mestre toy – Arts que já conta com mais de 1 milhão de visualizadores mensais. Contemplo muito o universo Nerd/Geek e assuntos relacionados, até o próximo artigo e tudo de bom.
Quer uma galeria especial para outro personagem ? deixe nos comentários a sua sugestão. E assine nossa lista para receber avisos por e-mail quando publicarmos mais conteúdo.
Se inscreva no site, faça parte da nossa lista de contatos.