Desde sua estreia nos anos 90, a série de jogos de luta World Heroes se destacou não apenas por sua jogabilidade dinâmica, mas também por sua capacidade de refletir sobre as questões sociais, políticas e culturais de suas respectivas épocas. World Heroes oferta aos jogadores mais do que entretenimento, oferecia uma janela sutil para entender o mundo ao seu redor.
World Heroes e a Diversidade Cultural
A série de jogos de luta World Heroes, criada pela empresa japonesa Alpha Denshi Corporation (ADK), é conhecida não apenas por sua jogabilidade cativante, mas também pelos bastidores fascinantes que deram vida ao jogo. Desde o primeiro jogo da série, World Heroes apresentou uma gama diversificada de personagens, cada um representando uma região diferente do mundo. Personagens como Hanzou, um ninja do Japão, e Rasputin, um monge russo, não só ofereciam variedade de estilos de luta, mas também representavam a diversidade cultural do mundo real.
Essa inclusão de personagens de diferentes origens culturais pode ser vista como uma tentativa de celebrar a diversidade e promover a aceitação cultural. Mesmo sem a plena consciência disso, os jogadores daquela época estavam abertos a aceitar e admirar outras culturas, baseados em seu fascínio por um personagem específico. Esta admiração, por sua vez, refletia-se no mundo real.
Comentários Políticos e Sociais
Além de sua diversidade cultural, a série World Heroes muitas vezes incorporava elementos políticos e sociais em seus enredos e cenários. A trama envolve viagens no tempo, permitindo que personagens do passado e do futuro se encontrem. Na história do jogo, para saber quem é o herói mais forte da história, o cientista Brasileiro Doctor Brown, construiu uma máquina do tempo e a usou para testar o poder de guerreiros de diferentes épocas, assim montando o palco de fundo do World Heroes.
Esse conceito de viagem no tempo, pode ser interpretado como uma reflexão sobre a interconexão global e a natureza cíclica da história. Além disso, alguns personagens e cenários, como a União Soviética representada por Rasputin, podem ser vistos como uma resposta aos eventos geopolíticos da época, como o colapso da União Soviética.
Desafios e Críticas Culturais
No entanto, enquanto a série World Heroes muitas vezes celebrava a diversidade cultural, também enfrentava críticas por perpetuar estereótipos culturais e raciais. Por exemplo, personagens como Kim Dragon, um lutador Chinês, e Mudman, um xamã da ilha Papua Nova Guiné, foram acusados de retratar culturas de forma simplista e superficial, Brocken teve a aparência original censurada na Europa, por causa da sua associação a Alemanha nazista. Esses estereótipos podem ser vistos como uma manifestação das percepções limitadas ou preconceitos predominantes na sociedade da época.
No entanto, também é importante reconhecer as críticas e desafios culturais que a série enfrentou, destacando a necessidade contínua de reflexão e diálogo da equipe de desenvolvimento sobre representação e inclusão de todas estas características na mídia de entretenimento. Fato é que World Heroes deixou um legado duradouro em sua época, não apenas como uma série de jogos de luta, mas também como uma obra que ecoa e ressoa com as complexidades da sociedade humana, unindo representações de figuras históricas de várias épocas e lugares diferentes.
O Desenvolvimento da Série World Heroes
O desenvolvimento da série começou no final dos anos 80, quando a ADK, liderada pelo lendário desenvolvedor de jogos Takashi Nishiyama, começou a explorar novas ideias para um jogo de luta que se destacasse em um mercado cada vez mais competitivo. Inspirados pelo sucesso de outros jogos de luta da época, como Street Fighter II, a equipe da ADK decidiu criar um jogo que não apenas oferecesse uma jogabilidade emocionante, mas também explorasse a diversidade cultural do mundo com seus cenários e personagens.
Processo de Criação dos Personagens
Uma das características distintivas da série World Heroes é sua ampla variedade de personagens, cada um com seu próprio estilo de luta e personalidade única. O processo de criação de personagens era meticuloso e envolvia uma colaboração entre designers de personagens, artistas de animação, roteiristas e programadores… Assim, cada personagem passava por um processo detalhado para garantir sua autenticidade cultural e apelo visual, além de se esforçarem para manter elementos políticos e históricos da nação e época do personagem.
Legado e Impacto
Apesar dos desafios e obstáculos enfrentados ao longo do caminho, a série deixou um legado duradouro na indústria dos jogos de luta. Em conclusão, o desenvolvimento da série foi uma jornada repleta de desafios, criatividade e paixão. Ao mergulhar nos bastidores do processo criativo, podemos apreciar não apenas os jogos finalizados, mas também o trabalho árduo e a dedicação que tornaram esses jogos uma realidade. Enquanto o mundo dos jogos de luta continua a evoluir, o legado da série World Heroes permanece como um testemunho duradouro da imaginação e inovação que impulsionaram a indústria de jogos.
Personagens
Hanzo Hattori (Japonês): Sério e concentrado protagonista da série, baseado no lendário ninja japonês Hattori Hanzo. Possui habilidades paranormais de ninja, incluindo teletransporte, pirocinese e shurikens. É um dos personagens mais ágeis do jogo. – Curiosidades marcantes: Pode treinar três dias seguidos sem descanso, Kotaro afeta sua paciência.
Fuuma Kotaro (Japonês): Também inspirado na personalidade histórica Fuuma Kotaro. Utiliza uma variedade de técnicas de luta ninja. Conhecido por sua velocidade e agilidade no combate. – Curiosidades marcantes: Mulherengo, sem modos de ninja, não gosta de trabalhos excessivos, tranquilo.
Jeanne D’Arc (Francesa): Personagem inspirada na Joana D’Arc, heroína histórica da França. Usa uma espada e habilidades relacionadas ao fogo. Uma das personagens mais populares do jogo. – Curiosidade marcante: Ela é virgem a procura do homem ideal, seu poder de fogo já foi visto como uma critica a forma brutal que a igreja católica assassinou a Joana D’Arc real.
Kim Dragon (Chinês): Um lutador Chinês claramente inspirado em Bruce Lee. Usa golpes variados, especialidade em Kung Fu. Caracterizado por sua velocidade e poderosos golpes. – Curiosidades marcantes: Ama sua voz, adora cantar, ator, arrogante como lutador mas carinhoso fora das lutas.
Jenghis Carn (Mongol): Inspirado no imperador Mongol, Genghis Khan. Carn liderou o seu poderoso exército alcançando muitas vitórias e conquistas. – Curiosidades marcantes: Barulhento, gosta de festas heroicas, comer, lutar e conquistar outras civilizações.
Rasputin (Russo): Baseado em Grigori Rasputin, uma figura histórica controversa da Rússia. Usa magia e técnicas místicas em combate. É um personagem excêntrico com movimentos únicos. – Curiosidades marcantes: Rasputin ama tudo e todos, ele prega que a humanidade deve banir o ódio de suas vidas e cultuar o amor.
Muscle Power (Norte Americano): Um lutador profissional americano, inspirado no ícone do Pro Wrestling, Terry Gene “Hulk Hogan”. Usa uma variedade de golpes de Wrestling e força bruta. É conhecido por sua personalidade extravagante e carismática. – Curiosidades marcantes: Pode erguer qualquer pessoa não importando o peso, acredita que seus músculos podem ser a arma número um do mundo.
Brocken (Alemão): Um robô desenvolvido pelo Dr. Brown, inicialmente para guerrear a favor do exército nazista. Após a derrota na segunda guerra mundial, Brocken viaja pelo mundo para provar o seu poder cientifico. Uma referência a avançada ciência da Alemanha nazista que fazia muitas armas inovadoras e algumas até hoje aprimoradas pelos aliados e ocultas. – Curiosidades marcantes: Sua versão Europeia, SNES de World Heroes, foi censurada, tendo que mudar drasticamente devido sua referência a Alemanha Nazista.
Johnny Maximum (EUA): Inspirado no famoso jogador de futebol americano Joe Montana. Apesar de Johnny ser humano é considerado uma “máquina” de espancamento, por causa da sua brutalidade. Ele joga futebol por causa da violência e procura vítimas nos torneios de luta. – Curiosidades marcantes: Johnny é brutal e muito sádico, gosta de causar dor e humilhar os rivais. Curiosamente não quer que seu seu filho seja como ele próprio.
Erick (Norueguês): Inspirado no fundador do primeiro assentamento nórdico na Groenlândia, Erik, o Vermelho. Erick do jogo é um viking nórdico, usa poderes místicos, machado e possui golpes brutais. Seu estilo de luta é focado em ataques pesados e poderosos. – Curiosidades marcantes: Ele tem um grande senso de pai e esposo, cuidando da sua casa e família com honra, ama sua esposa Helga e seu filho recém-nascido.
Mudman (Papua Nova Guiné): Mudman é um xamã (feiticeiro) sagrado da sua tribo. Ele luta em nome de seu deus Fahfar, para livrar o mundo das forças do mal e proteger a natureza. Luta usando espíritos e golpes místicos. – Curiosidades marcantes: Mudman utiliza principalmente os seus espíritos em combate. Possui um corpo místico e flexivel. Mudman quebra o estereótipo de Xamã/Feiticieiro sério e frio, ele é alegre e animado.
Captain Kidd (Nacionalidade desconhecida): Inspirado no marinheiro escocês que virou pirata, Capitão William Kidd. O Capitão Kidd do jogo é um pirata que roubou todos os tesouros que encontrou, ficando entediado sem ação, ele entra no torneio usando seus golpes contundentes e habilidades arcanas. – Curiosidades marcantes: Apesar de tudo, no fundo de sua personalidade de pirata grosseiro, encontra-se um bom coração.
Ryoko Izumo (Japonesa): Inspirada na judoca Ryoko Tani da vida real, duas vezes vencedora olímpica e sete vezes campeã mundial. Ryoko do jogo usa golpes de Jujutsu e técnicas de defesa pessoal, assim como esfera de energia. Sua agilidade a torna uma oponente formidável. – Curiosidades marcantes: Ela declara gostar da força dos homens, demonstrando interesse romântico pelo Hanzo, mas ao mesmo tempo quer superá-lo. Ela também admira a beleza de Jeanne, enquanto deseja ser mais forte que ela.
Zeus (Grego): Inspirado no deus grego Zeus, ele é um dos chefes finais do jogo. Zeus é o herdeiro de uma família influente que secretamente manipulou a história por trás das cenas. Seu estilo de luta é focado em ataques pesados e poderosos, usando sua força massiva e alcance para infligir danos em seus oponentes. – Curiosidades marcantes: Zeus é extremamente forte e confia em sua grande força. Ele também tem o hábito de ficar bêbado.
Neo Dio (Futurista): Neo Dio é um antagonista recorrente e personagem chefe na série World Heroes. Ele é um soldado artificial, mais forte e melhorado, criado por Damned após a derrota de sua criação anterior, Geegus. Seu estilo de luta é baseado em sua fisiologia. Ele ataca com lâminas e movimentos de alta velocidade. – Curiosidades marcantes: Ele acredita ser a forma de vida suprema e invencível.
Geegus (Futurista): Geegus é um ser polimórfico artificial do futuro, criado por um cientista louco chamado Damned. Ele é enviado ao passado várias vezes para matar qualquer um que cruze seu caminho, com a intenção de dominar a Terra. Seu estilo de luta é por meio de transformação, transformando-se em outros heróis. – Curiosidades marcantes: Ele não tem personalidade, exceto por um hábito curioso de flexionar seus músculos peitorais quando vence.
Com isso, concluímos nossa viagem nostálgica pelo universo de World Heroes. Esperamos que este artigo tenha despertado memórias queridas e oferecido uma nova perspectiva sobre este clássico jogo de luta. Que as histórias e personagens de World Heroes continuem a inspirar e entreter as gerações futuras. Até a próxima aventura no túnel do tempo!
Me chamo Renato Silva criador do site Mestre Toy e o Pinterest Mestre toy – Arts que conta com mais de 1 milhão de visualizadores mensais. Contemplo muito o universo Nerd/Geek e assuntos relacionados, até o próximo artigo e tudo de bom.
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