Super heroína - Imagem de yabadene belkacem por Pixabay

Sob determinadas condições o ser humano pode ser considerado um super-ser. Acompanhe este artigo onde reflito sobre este tema, que abrange também todas as criaturas do planeta terra.

Ser humano sob outro olhar

Superman

Texto: Renato Silva

Para ilustrar o tema deste artigo vou usar os Kryptonianos. Em Krypton a gravidade é extremamente pesada. Vemos um bom exemplo ao analisar a Supergirl, que é mais forte que o Superman (escrevi um artigo comparando os dois) um dos motivos é que ela permaneceu cerca de 14 anos em Kryton, que possui uma gravidade fabulosa. Já o Superman veio bebê para a terra, e na óptica dos Kryptonianos a gravidade dos terráqueos é muito leve e suave.

O que quero dizer, é que para os Kryptonianos e outras super-raças ele são normais! sim isso mesmo, são somente supers quando comparado a raças mais fracas que eles. Agora imagine uma metrópole de Kryptonianos, apesar de sempre existir prodígios, de Kryptoniano para Kryptoniano eles se consideram normais. Assim como para nós humanos, somos normais.

OBS: Os Kryptonianos são mais fortes que os humanos, mesmo se eles nascessem na terra, por possuírem outras capacidades a mais como visão de raio-x, disparo de energia através dos olhos, voar, absorvem energia solar e ficam mais fortes e naturalmente possuem uma estrutura corporal mais poderosa que os humanos…

Humanos no planeta Leviton

Humano - Planeta Leviton - Arte Stefan Keller por Pixabay
Planeta Leviton – Arte: Stefan Keller por Pixabay

Imagine você, sim você mesmo que está lendo, ser teleportado(a) de forma misteriosa para outro planeta que tem condições climáticas igual ao nosso planeta terra, mas com uma gravidade extremamente fraca para nós humanos acostumados com a gravidade da terra. Podemos chamar este planeta hipotético de “Leviton“, agora reflita que este planeta tem uma população de humanoides… hummm cheguei onde queria.

Nosso corpo por crescer aqui no planeta Terra onde a gravidade é muito pesada, seriamos extremamente rápidos e super-fortes em Leviton, pois corremos devagar na visão terráquea, por conta das condições do nosso planeta Terra.

Já no planeta Leviton a gravidade é muito inferior a terra. Com apenas um pulo praticamente você iria “voar”, poderíamos erguer pedras que seria impossível para um Levitoniano, pois nossa musculatura cresceu e treinou na pesada gravidade da terra… os músculos dos Levitonianos nunca seriam tão fortes quanto os nossos.

Cada planeta uma gravidade

Humano - Gravidade - Imagem de Rick Designer por Pixabay
Gravidade – Imagem de Rick Designer por Pixabay

A gravidade da terra é de aproximadamente 9,8 m/sisso significa que a sua velocidade de queda livre aumenta 9,8 m/s por segundo! existem outros planetas com gravidade menor… por exemplo em Marte a gravidade é de aproximadamente 3,721 m/s² , ou seja, você ficaria muito mais leve em marte, uma pessoa de 60 a 70 kilos pesaria aproximadamente 20 a 30 kilos. Nossos músculos terráqueos pode fazer proezas incríveis em marte. Uma pessoa que ergue 50 kilos aqui na gravidade da terra, ergueria muito mais peso em marte, enquanto no nosso planeta hipotético Leviton, a gravidade é muito menor (mais leve) que a de marte.

Não existe gravidade zero no universo

Humano - Espaço - Astronauta - Imagem de David Mark por Pixabay
Astronauta – Imagem de David Mark por Pixabay

Muitos afirmam que existe “gravidade zero” no espaço, quando na verdade não existe. Todo universo está permeado de gravidade. Sempre somos afetados pelo efeito gravitacional, gerados pela massa de planetas, estrelas etc… mas porque os astronautas ficam flutuando na estação espacial? o motivo é que a gravidade sobre os astronautas em órbita esta na ordem de cerca de 90% da gravidade que sentimos no planeta terra. Porém os astronautas na estação orbita o nosso planeta Terra a uma super-velocidade, por volta de 28000 km/h! isso enquanto cai junto com a curvatura da Terra.

Em outras palavras, a estação espacial está “caindo” com os astronautas em sentido perpendicular ao nosso planeta, por isso não é possível ficar fixado ao chão da estação, esse é o motivo das coisas ficarem “flutuando”. Este fenômeno que gera a sensação de falta de gravidade, é chamada de microgravidade.

Corpos pesados e poderosos

Nossos músculos são excepcionalmente fortes por crescer no planeta Terra, veja só, de um pulinho para o alto, nossa massa corporal aliado a gravidade nos trás imediatamente para o chão, se uma pessoa cair a 1 metro de altura pode ter uma lesão fatal na cabeça, escorregou, todo o peso vai de encontro com o chão com muita força e velocidade, como se “algo” estivesse puxando para o chão. O mesmo ocorre na academia, ao fazer exercício como supino por exemplo, você está atuando contra a gravidade e a massa da barra/anilhas. Dependendo do peso no Supino, se faz necessário alguém para segurar a barra caso ela venha escapar no tórax do atleta, tamanha velocidade que o objeto cai… peso e gravidade em ação.

Leviton

Humana - Super heroína - Imagem de yabadene belkacem por Pixabay
Super heroína – Imagem de yabadene belkacem por Pixabay

Voltando ao planeta “Leviton“, os Levitonianos tem musculatura proporcional a gravidade do planeta deles. Na visão deles você seria um super-ser, um super-herói (não seja um super-vilão). Pois seus músculos acostumados com a gravidade terráquea, após ser exposto a gravide de Leviton, com a mesma força que você fizer para pular 1 metro, você pularia dezenas de metros, se você consegue erguer 50 kilos na terra, lá você poderia erguer centenas de kilos, certamente os Levitonianos ficariam de boca aberta, espantado com o seu “super-poder”.

Neste exemplo dos Levitonianos, imagine as proezas que nossos insetos, pequenos e grandes animais da nossa Terra (terráqueos) poderiam fazer no planeta “Leviton“.

Outras comparações

Outras reflexões podem ser feitas, imagina a resistência que temos a doenças em um planeta onde não existem doenças e nem seres patógenos, nos seriamos duas coisas… primeiro, um ser com super-resistência, segundo, nossa simples presença neste paneta poderia arrasar os humanoides que lá residem, pois eles não possuem anticorpos que podem lutar contra nossas bactérias, micróbios ou vírus nativos do nosso corpo.

Super-humanos

Isao Machii

Estou falando de pessoas normais, mas acesse este meu outro artigo onde mostro super-humanos da vida real! como exemplo o japonês Isao com o seu super-reflexo intuitivo, ele consegue cortar com a espada um projetil disparado com uma arma. O lutador Gino que possui o crânio tão duro que consegue pregar pregos com a sua cabeça. A arqueira Jennifer que acerta a flecha no interior de objetos minúsculos, ela chegou a acertar um amendoim lançado ao ar! imagina pessoas como estas indo para Leviton. Os Levitonianos seriam tão fracos na visão dos terráqueos que eles não conseguiriam sequer puxar a corda do arco flecha terráqueo da Jennifer.

Michio Kaku e os seres bidimensionais

Livro hiperespaço - Michio Kaku
Livro hiperespaço – Michio Kaku

Eu poderia ir mais longe ainda, e usar um exemplo expresso no livro Hiperespaço do cientista Michio Kaku, que na minha opinião o mais celebre cientista físico atual. Michio Kaku ilustrou uma reflexão baseado em um planeta hipotético onde tudo é 2D (bidimensional) inclusive os humanoides que lá residem, este planeta ele chamou de chatolândia pois eles são achatados, tem somente 2 dimensões comprimento e altura, eles não tem largura/espessura.

Para quem não sabe nos humanos e o nosso planeta é tridimensional, temos 3 noções espaciais comprimento, largura e espessura. A falta de uma dimensão é tão impactante, que os chatalandeses sequer conseguiria ver os terráqueos com nitidez, observariam somente uma faixa, pois eles são 2D.

Humano - Bonecas de papel - Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Bonecas de papel 2D – Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

Se você colocasse em volta de um chatanlandês uma mangueira do nosso mundo tridimensional, o chatalandês ficaria preso! isso mesmo, ele não tem a noção de pular! ele não tem a dimensão espacial de espessura para transpor, ele empurraria a mangueira e sairia somente se ela fosse bidimensional. Outra coisa é que para a nossa visão tridimensional, um chatalandês teria todos os órgãos expostos, poderíamos fazer cirurgia neles sem cortar a pele deles. Obviamente que do ponto de vista de um chatalandês tudo é normal, todos eles são revestido de pele e carne e nenhum órgão exposto. Imagine se você pegasse um chatalandes e levantasse ele, certamente ele acharia que estaria flutuando por conta de uma força misteriosa.

Reflexão pessoal

Humano Fantasma - Imagem de Stefan Keller por Pixabay
Fantasma – Imagem de Stefan Keller por Pixabay

Isto te lembra o que? sim isso mesmo, junte o quebra cabeça, os chatalandeses não conseguem ver os humanos tridimensionais com total clareza, apenas uma faixa de vulto. Na visão dos humanoides bidimensionais o humano tridimensional é algo mágico, quase todos os chatalandeses não acreditariam em contos sobre seres tridimensionais, mesmo se tentássemos explicar para eles, não iriam entender a nossa noção espacial, seria até assustador o chatalandês ouviria apenas a nossa voz vindo do nada! na visão deles teríamos a capacidade de se teleportar, voar, atravessar paredes e a carne deles como se fosse mágica. 

Os terráqueos tridimensionais sob a visão de um ser quadridimensional

Humano - Ilusão de óptica - Imagem de Wilfried Pohnke por Pixabay
Ilusão de óptica – Imagem de Wilfried Pohnke por Pixabay

Agora imagine a nossa raça terráqueo que só consegue visualizar e entender 3 dimensões espaciais, se chegasse perto de nos um ser com 4 dimensões espaciais, seriamos na visão dos quadridimensionais seres rústicos com 1 dimensão espacial a menos… Os quadridimensionais atravessariam nossas paredes tridimensionais, poderia manipular nossos órgãos internos sem cortar a nossa pele, transpor qualquer obstáculo que seguraria um ser tridimensional, na nossa visão assim como a do ser bidimensional, eles seriam seres místicos, mágico… mas nada disto, apenas possuem mais dimensões espaciais.

O cérebro nem consegue imaginar

Humano - Sinapses - Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Sinapses – Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Milagre! impossível de sequer imaginar com um cérebro tridimensional toda a complexidade de um ser quadridimensional, assim como é impossível para um peixe entender toda a burocracia da vida humana na terra. Agora reflita nestas proezas que podem ser realizadas por alguma criatura que possui mais dimensões espaciais que nos terráqueos… parece muito o que chamamos de espíritos. Se existe espírito ou não é outra discussão (eu pessoalmente acredito que existe mas é outro tema). Veja só, nada de mistérios se existir “espírito” eles tem apenas 1 ou 2 dimensões a mais que os terráqueos tridimensionais! não é que eles são invisíveis, não é que eles podem atravessar paredes, eles não são mágicos… apenas possuem mais dimensões espaciais que nós. Com isso podem fazer proezas que os tridimensionais sequer poderia imaginar.

OBS: No referido livro do Michio Kaku ele não menciona espíritos, mas também deixa em aberto a hipótese. Na verdade percebo que ele quis se distanciar desta polêmica não adotando uma postura sobre este assunto, até porque não é o tema do livro.

Este artigo chegou ao fim, qualquer duvida, sugestão ou critica comente no campo de comentários no final deste artigo. Há sim, visite nossas outras matérias. Obrigado e boa diversão.

Artigo 6 super humanos da vida real, conheça o sexteto fantástico

Super Humano - Isao Machii


Eu me chamo Renato Silva criador deste site Mestre Toy, proprietário do Pinterest Mestre toy – Arts que já conta com mais de 2 milhões de visualizadores mensais. Contemplo muito o universo Nerd/Geek e assuntos relacionados, até o próximo artigo e tudo de bom.

Atoy - Mestre Toy - Mestre Arts -Slogan - 125x125

Se inscreva no site, faça parte da nossa lista de contatos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

    Este site faz uso de cookies e informações sobre os visitantes.