Em 2020 a gigante Sul Coreana de tecnologia Samsung apresentou a todos a nova Sam, que é uma assistente virtual para navegação interna no site da Samsung. A Sam auxilia os consumidores durante os processos de compras. Saiba que já existia uma antiga Sam, contudo a empresa a inovou, tornando ela muito mais atraente.
Sam
A criação atualizada e estilizada da Sam foi realizada pela empresa Lightfarm. A personagem foi totalmente modificada e remodelada… novo rosto, novas roupas e expressões realista deram muita vida a personagem.
A equipe da Lightfarm teve como intenção fornecer um aspecto mais realista para a Sam, com isso ela ficou esteticamente agradável. Tanto que na minha opinião a Samsung deveria produzir animações gráficas desenvolvendo mais ainda a personagem com alguma história, da mesma forma que outras grandes marcas fazem com seus personagens.
Equipe Brasileira no projeto
A Sam foi desenvolvida graças a uma parceria entre a Cheil Agency e a já mencionada Lightfarm. A Lightfarm por sua vez está presente na Austrália, Nova Zelândia, EUA e também no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro. A Lightfarm é uma das empresas mais conceituadas de animações do mundo. O mais interessante é que a equipe que desenvolveu a Sam, foi basicamente composta por Brasileiros, os Br mandaram muito bem! pois a Sam teve aceitação a nível mundial.
Personificação da marca
A Samsung apostou na personificação da marca, da mesma forma como outras grandes marcas fazem… esta forma de interação entre empresa e cliente cria um vínculo muito maior com as pessoas, do que o mero uso do nome da marca. O próprio cérebro humano aprecia esta humanização das marcas. Repare que desde os primórdios dos tempos, o ser humano vem humanizando vários aspectos da natureza e das emoções, e assim criaram muitas mitologias.
Por enquanto a Sam vai trabalhar no website da Samsung somente como assistente virtual no treinamento da equipe e para clientes/possíveis clientes que estiverem fazendo pesquisas e compras na loja online. Ela também possui uma excelente inteligência artificial, auxiliando os usuários com diversas informações.
Sam a querida da internet
Desde a época que a Sam foi lançada em 2020, ainda muitas pessoas comentam e fazem boas montagens com a imagem da assistente virtual, rasgando elogios sobre a personagem. Também podemos encontrar muitos elogios destinado a equipe de Brasileiros que colaborou na criação da Sam. Que cá entre nós, a nova Sam ficou fantástica, muito melhor que a anterior, passando em estética e estilo todas as outras personagens das grandes marcas que usam personagens como logotipo.
Apesar do sucesso, porque a Sam ainda não é tão conhecida?
Na minha opinião a Samsung comete um erro de marketing, pois até agora tudo indica que eles não tem interesse em usar a Sam como a principal personagem da marca, igual a Magazine Luiza e Casas Bahia faz, por isso a Sam ainda não desbancou de vez seus “concorrentes”, pois ela não aparece tanto. A própria Samsung já declarou que a personagem ainda não vai agir diretamente com o consumidor final igual as outras personagens de outras marcas… até agora ela esta limitada a assistente virtual da marca e treinamentos/eventos internos.
E aí, o que você achou? A Samsung comente um erro em não adotar a Sam de vez, fazendo ela aparecer em todo local que a marca Samsung está presente? eles deveriam investir em mais animações e popularização da personagem?
Eu me chamo Renato Silva criador deste site Mestre Toy, proprietário do Pinterest Mestre toy – Arts que já conta com mais de 1 milhão de visualizadores mensais. Contemplo muito o universo Nerd/Geek e assuntos relacionados, até o próximo artigo e tudo de bom.
Se inscreva no site, faça parte da nossa lista de contatos.