Os elfos permeiam as mais diversas histórias rpg , séries, filmes, animes etc… Temos uma literatura imensa em relação aos elfos. Mas você sabe a origem dos elfos ? acompanhe este artigo sobre a história desta criatura mítica.
Os Elfos
Os Elfos são criaturas místicas da mitologia nórdica e céltica, são citados com muita frequência na literatura medieval europeia.
Na mitologia os elfos eram chamados de Alfs ou Alfr. Os elfos eram divididos em Ljosalfr (“Elfos Claros”) e Dökkálfar (“Elfos Negros”) . Os elfos negros habitam dentro da terra, cavernas florestas escuras e têm uma pele extremamente escura, enquanto os elfos claros vivem em Álfheimr, e são mais claros do que o sol.
Os Ljósálfars e os Dökkálfars são mencionados na prosa Edda e no poema antigo nórdico Hrafnagaldr Óðins
Também eram considerados divindades maiores da natureza e da fertilidade. Os elfos são geralmente mostrados como jovens de grande beleza vivendo entre as florestas, em lugares naturais. Possuíam poderes mágicos e grande ligação com a natureza.
Eles também são retratados como sábios, com a altura quase igual aos humanos, eram belos e imortais ou possuíam vida muito longa (por isso dava a sensação de serem imortais)
Na mitologia escandinava os elfos estavam ligados aos elementos ar, terra, fogo e água.
Völundarkviða é um dos poemas da mitologia nórdica pertencentes ao Edda, este poema está contido em dois manuscritos, o Codex Regius e no AM 748 I 4to. Nele se relata a história de Völundr, descrito como o príncipe dos elfos, ou um dos filhos do rei dos finnar (um povo respeitado por sua magia xamânica)
Na saga de Thorstein (uma antiga e lendária saga que se passa no século VII) há relatos de uma linhagem de reis que governaram Álfheim (local correspondente à província Sueca de Bohuslän) e seus descendentes teriam sangue élfico e eram muito belos. O primeiro rei se chamou Alf (elfo) e o último Gandalf (Elfo do bastão, inspiração para o Gandalf de Tolkien).
Os elfos também já foram descritos como semideuses associados à fertilidade e ao culto dos ancestrais, como os *daimones da mitologia grega (*os daimones gregos muito se assemelham aos gênios da mitologia árabe, saiba também que o nome em latim é daemon, foi a origem do vocábulo em português demônio) nesta versão histórica os elfos eram como espíritos e podiam atravessar portas e paredes.
Na poesia e nas sagas nórdicas, os elfos são ligados aos Æsir. Alguns eruditos comparam os elfos aos Vanir (deuses da fertilidade). Mas no *Alvíssmál (*Alvíssmál é um poema édico que relata uma conversa entre Thor e o anão Alvis) os elfos são considerados diferentes tanto dos Vanir quanto dos Æsir, seria uma categoria própria os Elfos.
Considerando a tradição inglesa, a palavra elf do inglês moderno vem do inglês antigo ælf (ælfe, ylfe ou ælfen) originalmente, referia-se aos elfos da mitologia nórdica. Mas os monges anglo-saxões também traduziu as ninfas dos mitos gregos/romanos como ælf e suas variantes.
Elf-shot, Elf-bolt ou Elf-arrow (“flecha élfica”) é uma palavra encontrada na Escócia e norte da Inglaterra desde o século XVI, inicialmente com o sentido de “dor aguda causada por elfos”, mas que depois passou a denotar pontas de flecha de pedra lascada, que no século XVII eram atribuídas pelos escoceses aos elfos e usadas em rituais de cura.
O escritor Britânico J. R. R. Tolkien (1892-1973) foi um dos primeiros a utilizar os elfos na literatura moderna. Em Senhor dos Anéis, Tolkien descreve os elfos como seres fantásticos, possuidores de vários atributos especiais e enigmáticos, sendo também fortemente conectados a natureza.
Tolkien chegou a usar uma palavra muito antiga e esquecida para denominar o plural de *Elf (*Elfo em inglês) utilizou a antiga palavra Elves e não Elfs (*Elfos em inglês), com isso esta palavra acabou voltando aos dicionários.
No folclore cristão, os elfos foram descritos como criaturas travessas e zombeteiras, que até podiam causar doenças em animais e pessoas, também tinham a capacidade de trazer sonhos ruins as pessoas, tanto que a palavra alemã para pesadelo, alptraum significa “sonho élfico”, pois na mitologia cristã acreditava-se que os pesadelos era ocasionado por um elfo sentado no tórax da pessoa.
Acesse a outra galeria com ilustrações incríveis dos elfos clicando aqui
Eu me chamo Renato Silva criador deste site Mestre Toy, proprietário do Pinterest Mestre toy – Arts que já conta com mais de 1 milhão de visualizadores mensais. Contemplo muito o universo Nerd/Geek e assuntos relacionados, até o próximo artigo e tudo de bom.
Se inscreva no site, faça parte da nossa lista de contatos.