Neste artigo vou relatar uma perspectiva única sobre a função dos arquétipos, imagens, símbolos e o aumento do poder da abstração e da criatividade relacionado a consumo de animes, quadrinhos, vídeo games, filmes de heróis como os apresentados na DC, Marvel…
Imagens e arquétipos – “Alimento” para o cérebro
Autor: Renato Silva
Primeiro, para entender onde quero chegar você precisa saber que os arquétipos são imagens universais que emergem do inconsciente coletivo, afetando todos nós. As imagens arquetípicas influenciam parte do nosso comportamento.
A simbologia das imagens em nossa mente
A simbologia das imagens influencia a forma como agimos, tanto positivamente quanto negativamente pelo poder da representação arquetípica. O marketing explora muito os arquétipos para se comunicar com a mente do possível cliente, através de algo chamado “persona”.
A simbologia dos arquétipos atuam diretamente no cérebro com a produção dos neurotransmissores. Por exemplo… se você vê uma águia, pode ser em forma de pintura, quadro, estátua ou o próprio animal o seu cérebro vai interpretar aquela imagem causando uma reação neuroquímica que leva a um efeito emocional ligada a força, resistência, superação e visão… a águia é um bom arquétipo.
O que são os neurotransmissores?
Os neurotransmissores são substâncias que se comunicam entre os neurônios (células nervosas) o cérebro processa informações de forma elétrica e neuroquímica, os neurotransmissores são os responsáveis pelas emoções… bem estar, alegria, prazer, auto estima, amor etc… a grosso modo são substâncias relacionadas a estes sentimentos. Existem vários neurotransmissores cada qual com uma denominação e função, são eles ocitocina, adrenalina, dopamina, serotonina, endorfina etc…
Animes, filmes, vídeo games e os arquétipos
Nos filmes de heróis também, mas principalmente nos animes onde os limites dos efeitos especiais são quase ilimitados, geram imagens, símbolos e um entrosamento com o cérebro que uma tele-novela ou a leitura de um livro que só possui letras nunca vão gerar. Normalmente o contexto onde estas imagens/símbolos são inseridos nestas mídias “alimentam” o cérebro com uma enxurrada de reações ligada a satisfação, prazer, alegria e bem estar.
Em muitas ocasiões até pode gerar insatisfação e um mau humor proposital, para depois assim gerar uma grande satisfação e alívio. Isso acontece quando finalmente o vilão sádico é derrotado, como ocorreu com o Yoshikage Kira do anime Jojos.
Um arquétipo muito comum mencionado por Carl Gustav Jung é justamente o arquétipo do herói, e as histórias dos filmes e animes rondam em torno de heróis e vilões. Uma outra mensagem que influência a nossa mente de forma extremante eficiente é a de superação! quando um vilão parece ser indestrutível e em um primeiro momento o herói ou heroína não vê saída… mas acontece algo, como aprender um novo poder ou reforço, assim ele(a) vence o vilão. Nosso cérebro se “alimenta”, não somente das imagens mas também do contexto.
Entrelinhas – Metáfora visual
Vários exemplos de arquétipos inseridos dentro de muitos contextos, que estimula e influência nossa psique.
- Imagem do herói como Goku, Seiya e outros.
- A história de superação do Naruto da rejeição a absoluta aceitação.
- A aura vibrante dos Saiyajins.
- As armaduras dos Cavaleiros do Zodíaco com toda simbologia mitológica e astrológica, Ikki a fênix, o Pégaso e outros…
- As histórias de amizade leal e inseparável, como ocorre com Tanjiro e a Nezuko.
- Vegeta de homem mal a pai de família protetor.
- Simbologia mágica, esotérica do anime Jojos.
- A história do Bleach abre a visão de uma forte mensagem repleta de símbolos, além de encarar o plano espiritual como algo natural e normal.
- Imagens de deuses e deusas, anjos, mulheres bonitas, homens bonitos, contextos com conotações sexuais etc…
Estas mídias carregam uma enxurrada de imagens e contextos, que nos faz muito bem. Não tem como o cérebro primitivo visualizar ou alcançar tais imagens e contextos sem a existência da tecnologia e da televisão. Tanto que após assistir animes e filmes geek, os sonhos se tornam muito mais ricos, pois aumenta a abstração e a criatividade.
Nós não refletimos de onde vem os processos internos do cérebro que dão força para continuarmos, mas muitas vezes você pode não desistir de uma situação muito difícil, por conta de uma mensagem que ficou gravada no seu sub-consciente, quem sabe… pode até ser por-causa de um personagem como Naruto ou Ikki de fênix que nunca desistem.
Entenda, que para o cérebro, não interessa se é um desenho, filme, quadro, livro, sonho, contando história… o que interessa para ele são as mensagens, símbolos, imagens e contextos.
Assistindo Dragon Ball
Uma senhora de 60 anos que nunca na vida tinha parado para assistir animes (ala achava que desenho era coisa de criança e assistia somente novelas tradicionais e tele-jornais) programas estes muito limitados de imagens arquetípicas, se comparado a animes e filmes. Na época ela foi convidada a assistir pelo menos 10 episódios de Dragon Ball Z, em um primeiro momento ela achou estranho e confuso, mas cada detalhe do anime foi sendo explicado. Ela aceitou tranquilamente assisti os episódios, pois gosta de assistir TV no final da tarde.
Dragon Ball
De acordo que ela ia absorvendo todas as explicações sobre a história e os poderes do anime, ela prendia a atenção cada vez mais ao anime. Ela começava a entender porque os animes carregam histórias complexas e adultas, em forma de desenho e não de filmes. Resultado… ela amou o anime Dragon Ball! não só quis assistir os 10 primeiros episódios, mas sim Dragon Ball inteiro (ela torcia para o Goku bater no Freeza quase como uma torcedora de futebol hahaha)
Reações neuroquímicas
A decisão de querer assistir, fez o cérebro dar significado para aquelas imagens e efeitos especiais, que nunca tinha dado significados antes, ela tomou um banho de arquétipos e reações neuroquímicas. O curioso que quando a pessoa não para um tempo na intenção de se envolver com a história, ela não enxerga significado, é como se passasse nada na TV. Mas quando decide perceber e se envolver com a história as coisas mudam, múltiplos significados e questões começam a surgir.
Aumento da criatividade e abstração
Ela teve um aumento expressivo na qualidade do humor, criatividade e da abstração mental (capacidade de visualizar mentalmente imagens subjetivas e irreais) por exemplo… antes por nunca ter se interessado em jogar vídeo-game nem assistir animes ou filmes de fantasia, somente novelas… ela não conseguia visualizar mentalmente bolas de energia como um Kamehameha.
Mas vendo as imagens apresentadas, ela teve um aumento na capacidade de imaginar imagens abstratas e irreais, até que estas novas possibilidades foram introduzidas em seus sonhos, pois o cérebro aprendeu novos contextos para inserir suas experiências oníricas (sonhos) e utilizar como símbolos quando quiser. Gostou tanto que já assistiu vários animes e também filmes da Marvel e da DC, tendo como personagem favorito a Mulher Maravilha e o Capitão América, que também carregam fortes mensagens arquetípicas.
Criatividade e Bloqueio
A um aumento expressivo de criatividade para quem consome este tipo de mídia (anime, filmes, vídeo-game, quadrinhos) isto é refletido até nas imagens oníricas. Quando uma pessoa diz que não gosta de animes ou filmes de super-heróis e super-vilões principalmente os mais velhos… é pelo motivo que se criou uma espécie de bloqueio, que este tipo de mídia é somente para crianças, isso não deixa eles enxergarem o contexto e a história. Quando o bloqueio desaparece o significado aparece.
Considerações finais
Voltando ao primeiro cérebro o da criança, é muito estimulado quando eles entram em contato com este tipo de mídia mencionado neste artigo. Estímulos estes que o cérebro primitivo e arcaico nunca viu, o cérebro através do inconsciente coletivo do Jung ou o campo morfogenético do Rupert Sheldrake pode até nascer sabendo algo sobre a imagem dos animais, como uma cobra jararaca, pois há uma memória genética.
Mas este mesmo cérebro da forma como vem ao mundo nunca conseguiria visualizar efeitos intensos e surreais como Kamehamehas, Genki Dama e auras vibrante típica dos Saiyajins se não fosse por causa da tecnologia da televisão e o surgimento deste tipo de programa. Por isso estas mídias surreais nos fazem tão bem.
Acesse o artigo sobre as mensagens que as crianças nos passam através dos desenhos.
Eu me chamo Renato Silva criador deste site Mestre Toy, proprietário do Pinterest Mestre toy – Arts que já conta com mais de 1 milhão de visualizadores mensais. Contemplo muito o universo Nerd/Geek e assuntos relacionados, até o próximo artigo e tudo de bom.
Se inscreva no site, faça parte da nossa lista de contatos.