Horizon zero Dawn - nazz-abdoel-render

Zbrush é um software de modelagem tridimensional utilizado por artistas digitais do mundo todo, e por muitas empresas como exemplo a desenvolvedora e distribuidora de games Electronic Arts e a gigante de efeitos especiais ILM.

Zbrush

Considerado o melhor software de computação gráfica na sua área de atuação, o ZBrush revoluciona o trabalho com ferramentas completas e super versátil de pintura e escultura digital.

Usado para a produção de personagens, ambientes 3D, esculturas digitais, cinema, jogos, ilustrações, publicidade, visualização científica, design de veículos, joias, educação, hobby, impressão 3D, profissionais liberais etc… Enfim este programa possui uma enorme variedade de uso.

Emma Frost - Marvel Comics - Autor: Gerard Kravchuk
Emma Frost – Autor: Gerard Kravchuk – Fonte: Artstation
Emma Frost - Marvel Comics - Autor: Gerard Kravchuk - Fonte: Artstation
Emma Frost – Autor: Gerard Kravchuk – Fonte: Artstation

 

Pixologic – Esculturas digitais e modelagem 3D

Criado pela Pixologic, o ZBrush possui vários recursos para que os artistas digitais desenvolvam seu próprio estilo de trabalho. Ele tem uma estilo único que o diferencia dos outros softwares, com uma grande semelhança de se estar manipulando “bonecos de argila”, oferecendo logo de inicio uma esfera e uma grande quantidade de recursos para escupi-la da forma que você bem entender, e como opção você pode usar também uma mesa digitalizadora.

 

Zbrush – Padrão da indústria para escultura digital

ZBrush define o padrão da indústria para escultura digital. Seus recursos permitem que você use pincéis personalizáveis ​​para moldar, texturizar e pintar tudo em tempo real. Quando você usa o ZBrush, você esta trabalhando com as mesmas ferramentas usadas por estúdios de cinema, desenvolvedores de jogos, fabricantes de brinquedos/colecionáveis, designers de jóias, designers de automóveis/aviação, ilustradores e artistas de todo o mundo.

Sculptris

O software também conta com ferramenta “Rigging” que é um processo em que o modelo 3D recebe algum tipo de esqueleto para ser posicionado, isso é feito usando uma estrutura do ZSphere.

Possui recursos de exportar seus modelos para outros software sem perda de qualidade. Você pode ter uma excelente noção do ZBrush usando o recurso que a própria Pixologic disponibilizou, uma versão grátis e limitada do programa chamada Sculptris.

Este software fornece todas as ferramentas necessárias para esboçar rapidamente em 2D ou 3D, você pode criar renderizações realistas com efeitos de iluminação e atmosféricos, você pode esculpir e pintar com milhões de polígonos sem ter que se preocupar em comprar placas gráficas caras. É por este motivo que o ZBrush é utilizado por todos, desde entusiastas a grandes estúdios de cinema e jogos.

Arte: Gilberto Magno - Vi ZBrush Pixologic
Arte: Gilberto Magno – Fonte: Arstation

 

OBS: O software ZBrush na data deste artigo está na versão 2018.1, veja abaixo as principais atualizações

Versão 2018.1 o que há de novo 

  • Adicionado várias alterações para aumentar a velocidade de esculpida e navegação do ZBrush.
  • Adicionado botão ‘Go To Unmasked Center’ para uso com a opção Gizmo3D center.
  • Adicionadas opções de criação de mapas UV ‘Uvb’ e ‘Uvbt’ (UV-Box e UV-Box tiles).
  • Adicionado opção para exportar Smooth Normals com arquivos OBJ.
  • Adicionado opção proporcional ZModeler Inset. (apenas um único Poly. modificador CTRL)
  • Adicionado um aviso ao carregar pincéis personalizados com o mascaramento automático ativado se o Sculptris Pro estiver ativo.
  • Adicionado um material MatCap Red Wax para que ele não seja mais totalmente substituído ao usar ‘salvar como material de inicialização’.

Atualizações

Arte: Gilberto Magno - Fonte: Arstation
Arte: Gilberto Magno – Fonte: Arstation
  • Grupos fixos modo ponderado de borda (Smooth Groups Brush).
  • Corrigido o problema de atalho do iCloud Photos.
  • Corrigido GoZ Photoshop Crash.
  • O GoZ Max fixo foi atualizado para funcionar com o 3ds Max 2017, 2018 e 2019.
  • Corrigido duplo clique não abrindo arquivos ZPR ou ZTL no MacOS.
  • Corrigidos problemas com a pressão do tablet no MacOS.
  • Controle de densidade ZRemesher fixo com Polypainting no MacOS.
  • Corrigida a tecla CTRL + arrastar falha duplicada ao usar o Gizmo3D.
  • Corrigido problema com os controles deslizantes de posição da geometria permanecendo ativos ao inserir valores.
  • Corrigido problema com o lightbox não abrir com um grande número de pincéis carregados.
  • Corrigido problema com os pincéis VDM ao aplicar com texturas.
  • Corrigido ‘Draw Transformation Border’ não armazenado com Config.
  • Corrigido ZBrush não respondendo após a restauração de minimizar no MacOS.
  • Corrigido a digitação com um teclado francês no MacOS.
  • Corrigida a importação de arquivos PNG no MacOS.
  • Corrigida interface do usuário personalizada não armazenando quando no modo de tela cheia no MacOS.
  • Fixed Screen Saver da ativação quando o Software é iniciado no MacOS.
  • Computador fixo que não dorme quando o Software é iniciado no MacOS.
  • Corrigido problema após a interface do usuário é salvo no modo de janela no Windows.
  • Corrigido o problema da interface do usuário não ser salva em tela cheia no monitor secundário no Windows.
  • Suavizar UVs Planar UV quando aplicado. Agora, a suavização só ocorrerá quando o SUV na ferramenta> geometria estiver ativado.
“Esta lista mostra apenas as atualizações mais significativas, outras atualizações menores também foram feitas”
Arte: Gilberto Magno - Fonte: Arstation
Arte: Gilberto Magno – Fonte: Arstation

Arte: Eduardo Simon - Clint Westwood
Arte: Eduardo Simon – Clint Westwood – Fonte: Artstation

Eu me chamo Renato Silva criador deste site Mestre Toy, proprietário do Pinterest Mestre toy – Arts que já conta com mais de 1 milhão de visualizadores mensais. Contemplo muito o universo Nerd/Geek e assuntos relacionados, até o próximo artigo e tudo de bom.

Atoy - Mestre Toy - Mestre Arts -Slogan - 125x125

Se inscreva no site, faça parte da nossa lista de contatos.

    2 thoughts on “Artigo sobre o software de modelagem tridimensional ZBrush”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

    Este site faz uso de cookies e informações sobre os visitantes.