Zbrush é um software de modelagem tridimensional utilizado por artistas digitais do mundo todo, e por muitas empresas como exemplo a desenvolvedora e distribuidora de games Electronic Arts e a gigante de efeitos especiais ILM.
Zbrush
Considerado o melhor software de computação gráfica na sua área de atuação, o ZBrush revoluciona o trabalho com ferramentas completas e super versátil de pintura e escultura digital.
Usado para a produção de personagens, ambientes 3D, esculturas digitais, cinema, jogos, ilustrações, publicidade, visualização científica, design de veículos, joias, educação, hobby, impressão 3D, profissionais liberais etc… Enfim este programa possui uma enorme variedade de uso.
Pixologic – Esculturas digitais e modelagem 3D
Criado pela Pixologic, o ZBrush possui vários recursos para que os artistas digitais desenvolvam seu próprio estilo de trabalho. Ele tem uma estilo único que o diferencia dos outros softwares, com uma grande semelhança de se estar manipulando “bonecos de argila”, oferecendo logo de inicio uma esfera e uma grande quantidade de recursos para escupi-la da forma que você bem entender, e como opção você pode usar também uma mesa digitalizadora.
Zbrush – Padrão da indústria para escultura digital
ZBrush define o padrão da indústria para escultura digital. Seus recursos permitem que você use pincéis personalizáveis para moldar, texturizar e pintar tudo em tempo real. Quando você usa o ZBrush, você esta trabalhando com as mesmas ferramentas usadas por estúdios de cinema, desenvolvedores de jogos, fabricantes de brinquedos/colecionáveis, designers de jóias, designers de automóveis/aviação, ilustradores e artistas de todo o mundo.
Sculptris
O software também conta com ferramenta “Rigging” que é um processo em que o modelo 3D recebe algum tipo de esqueleto para ser posicionado, isso é feito usando uma estrutura do ZSphere.
Possui recursos de exportar seus modelos para outros software sem perda de qualidade. Você pode ter uma excelente noção do ZBrush usando o recurso que a própria Pixologic disponibilizou, uma versão grátis e limitada do programa chamada Sculptris.
Este software fornece todas as ferramentas necessárias para esboçar rapidamente em 2D ou 3D, você pode criar renderizações realistas com efeitos de iluminação e atmosféricos, você pode esculpir e pintar com milhões de polígonos sem ter que se preocupar em comprar placas gráficas caras. É por este motivo que o ZBrush é utilizado por todos, desde entusiastas a grandes estúdios de cinema e jogos.
OBS: O software ZBrush na data deste artigo está na versão 2018.1, veja abaixo as principais atualizações
Versão 2018.1 o que há de novo
- Adicionado várias alterações para aumentar a velocidade de esculpida e navegação do ZBrush.
- Adicionado botão ‘Go To Unmasked Center’ para uso com a opção Gizmo3D center.
- Adicionadas opções de criação de mapas UV ‘Uvb’ e ‘Uvbt’ (UV-Box e UV-Box tiles).
- Adicionado opção para exportar Smooth Normals com arquivos OBJ.
- Adicionado opção proporcional ZModeler Inset. (apenas um único Poly. modificador CTRL)
- Adicionado um aviso ao carregar pincéis personalizados com o mascaramento automático ativado se o Sculptris Pro estiver ativo.
- Adicionado um material MatCap Red Wax para que ele não seja mais totalmente substituído ao usar ‘salvar como material de inicialização’.
Atualizações
- Grupos fixos modo ponderado de borda (Smooth Groups Brush).
- Corrigido o problema de atalho do iCloud Photos.
- Corrigido GoZ Photoshop Crash.
- O GoZ Max fixo foi atualizado para funcionar com o 3ds Max 2017, 2018 e 2019.
- Corrigido duplo clique não abrindo arquivos ZPR ou ZTL no MacOS.
- Corrigidos problemas com a pressão do tablet no MacOS.
- Controle de densidade ZRemesher fixo com Polypainting no MacOS.
- Corrigida a tecla CTRL + arrastar falha duplicada ao usar o Gizmo3D.
- Corrigido problema com os controles deslizantes de posição da geometria permanecendo ativos ao inserir valores.
- Corrigido problema com o lightbox não abrir com um grande número de pincéis carregados.
- Corrigido problema com os pincéis VDM ao aplicar com texturas.
- Corrigido ‘Draw Transformation Border’ não armazenado com Config.
- Corrigido ZBrush não respondendo após a restauração de minimizar no MacOS.
- Corrigido a digitação com um teclado francês no MacOS.
- Corrigida a importação de arquivos PNG no MacOS.
- Corrigida interface do usuário personalizada não armazenando quando no modo de tela cheia no MacOS.
- Fixed Screen Saver da ativação quando o Software é iniciado no MacOS.
- Computador fixo que não dorme quando o Software é iniciado no MacOS.
- Corrigido problema após a interface do usuário é salvo no modo de janela no Windows.
- Corrigido o problema da interface do usuário não ser salva em tela cheia no monitor secundário no Windows.
- Suavizar UVs Planar UV quando aplicado. Agora, a suavização só ocorrerá quando o SUV na ferramenta> geometria estiver ativado.
Eu me chamo Renato Silva criador deste site Mestre Toy, proprietário do Pinterest Mestre toy – Arts que já conta com mais de 1 milhão de visualizadores mensais. Contemplo muito o universo Nerd/Geek e assuntos relacionados, até o próximo artigo e tudo de bom.
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