Na verdade o anime Elfen Lied serviu como inspiração para o desenvolvimento de Stranger Things. Como sempre, os animes rendem excelentes enredos para se contextualizar em obras cinematográficas. Stranger Things não é a exceção, muitas outras séries apesar de não divulgarem, se basearam em animes.
Stranger Things e o anime Elfen Lied
A série de ficção cientifica Stranger Things é um fenômeno em todo o mundo, mas o que muitos não sabem, é que elementos da história foram baseados na história da Lucy Diclonius, a garota com poderes paranormais do anime Elfen Lied. Sem dúvidas, para você que gosta de Stranger Things vale a pena assistir o anime Elfen Lied.
Não sou eu quem esta deduzindo isto, esta afirmativa surgiu durante uma entrevista em 2016, onde os criadores de Stranger Things, Matt e Ross disseram que assistiram o anime Elfen Lied (que provavelmente também foi influenciado pelo anime clássico Akira). Assim ele se inspirou em diversos elementos de Elfen Lied para desenvolver especialmente a história de Eleven.
Veja só os criadores de Stranger Things são fans de animes, por isso a obra deles é um sucesso!
Conheça o anime Elfen Lied
Elfen Lied por sua vez foi escrito por Lynn Okamoto que assim como todas as obras de anime, começou como um mangá na famosa e conceituada Weekly Young Jump em 2002. Com o passar de apenas dois anos, em 2004 eles produziram o anime.
No anime Elfen Lied existe um tipo de espécie com vários poderes especiais chamado de Diclonius. Lucy a rainha dos Diclonius, não foi bem recebida pelos humanos. Ela permanecia presa em um laboratório militar do governo para fins de pesquisas, certo dia ela conseguiu fugir deste laboratório (eles faziam terríveis experimentos e testes com ela).
Lucy foge do laboratório
Para fugir do laboratório Lucy travou uma guerra contra os militares que fazia a contenção do laboratório. Na verdade ela não teve dificuldades, foi um massacre, ela estraçalhou os militares e todos que vinham pela frente. Lucy Diclonius é uma bela garota com aparência humana, ela possui apenas uma característica própria, duas protuberâncias em sua cabeça que podem ser interpretados como “chifres”, que como veremos mais adiante, é o seu ponto fraco.
No inicio do anime, para quem não a conhece, não sabe exatamente o que ela usa para atacar com tanta força e brutalidade. Dá impressão em primeira vista que é apenas um poder telecinético. Mas na verdade Lucy controla vetores quase invisíveis com aparência de braços humanos.
Poderes da Lucy
Com os seus vetores uma Diclonius como a Lucy pode manipular e realizar diversas manobras impossíveis para um humano normal. Sua precisão com os seus vetores é fenomenal, ela consegue manipular órgãos, manobrar os nervos e células com uma maestria sobrenatural. Os seus vetores podem também se tornar intangíveis, atacando ou medicando uma pessoa por dentro, sem precisar abrir o corpo.
Com o decorrer do tempo, após fugir do laboratório o seu poder vai aumentando… logo após fugir ela esticava eles somente uns dois metros e podia destroças portas e placas de aço. Depois ela se mostrou capaz de arrancar árvores do chão, lançar rochas que pesam toneladas etc… para você ter uma ideia ela chegou em um nível que pode até afundar uma ilha inteira com a força dos seus vetores.
Além disso Lucy se mostrou capaz de perfurar o solo com os seus vetores, alcançando o laboratório de pesquisa Diclonius dois quilômetros abaixo do solo! Lucy também consegue passar o nível das nuvens chegando ao espaço sideral com os vetores. Em certa ocasião ela indicou ser capaz de matar todos os humanos na terra.
Fraquezas da Diclonius
Como nem tudo são flores, Lucy também possui pontos fracos e são dois… os seus chifres e sua glândula pineal, se estes dois órgãos ou ao menos um deles for destruído/inibido Lucy perderá o controle dos seus Vetores. Entretanto se o atacante lesionar os seus pontos fracos, mas demorar um instante, logo ela se recupera com o seu fator de cura acelerado.
Outra fraqueza, é que se ela usar durante determinado tempo os seus vetores na capacidade máxima, ela vai gastar tanta energia, que o seu corpo pode entrar em colapso e começar a derreter até morrer. Mas como ela pode cortar humanos como se fossem manteiga, Lucy não precisaria se desgastar tanto, ela poderia matar todos humanos com doses de paciência e calma.
Ela pode também infectar uma pessoa com o vírus Diclonius, nada de mal vai acontecer com o infectado, mas qualquer filho que a pessoa venha a ter será um Diclonius, assim a rainha dos Diclonius tem um recurso para manter a sua espécie.
Lucy tem outra personalidade
Ao final da fuga de Lucy do laboratório, ela levou um tiro com o poderoso calibre .50 no capacete que revestia a sua cabeça, isso lhe causou um grave ferimento intracraniano, Lucy caiu nas águas aparentemente desmaiada. Com isso surgiu a personalidade amorosa e simpática da Lucy a Nyu.
Mentalmente, Nyu possui uma personalidade infantil e inocente, ela não se lembra de forma alguma da sua outra personalidade combativa a Lucy. Dois estudantes Kouta e Yuka, a encontraram, e a única coisa que ela sabia falar era a palavra “Nyu” o que levou Kouta e Yuka a nomear ela como Nyu.
Porém estes dois jovens, correm perigo sem saber, pois o governo quer eliminar ou recapturar a Lucy. Geralmente quando Nyu se machuca ou passa raiva, Lucy volta assumir a sua personalidade.
Eleven de Stranger Things inspirada em Lucy Diclonius
A personagem Eleven de Stranger Things, também foi mantida em uma instalação secreta do governo devido aos seus poderes especiais. Como Lucy, Eleven escapa e é levado por uma pessoa desconhecida. A história de Stranger Things também envolve agentes do governo e um poder sobrenatural tentando colapsar a humanidade.
Saiba que o anime Elfen Lied tem uma história mais sombria e cruel se comparado com Stranger Things. Elfen Lied possui cenas e fatos chocantes que vai ficar ressoando na mente do telespectador. O conceito da espécie Diclonius, a forma filosófica como o enredo cativante se desenvolve, é interessante e emocionante. O anime fica gravado na mente de quem assisti.
Conclusão: Com certeza Elfen Lied é uma obra que vale a pena assistir, eu pessoalmente achei melhor o anime do que o mangá. O que me chateou no mangá foi o final… mesmo o final do anime sendo inconclusivo, ficou muito melhor que o final do mangá. Ao meu ver o mangá é muito interessante mas infelizmente possui um final decepcionante.
Eu me chamo Renato Silva criador deste site Mestre Toy, proprietário do Pinterest Mestre toy – Arts que já conta com mais de 1 milhão de visualizadores mensais. Contemplo muito o universo Nerd/Geek e assuntos relacionados, até o próximo artigo e tudo de bom.
Se inscreva no site, faça parte da nossa lista de contatos.