Esta é a primeira historia da mitologia Grega-Romana, que se refere a derrota do impiedoso Céu (Urano) o apogeu do Saturno (Cronos) e a libertação de Gaia e os seus filhos. Este artigo faz parte da seção especial mitologias do mundo.
Antes da criação só havia o caos, nesta época tão antiga quanto os cosmos, o universo era governado pelo *Céu (*Céu é o mesmo que Urano) ele foi gerado *espontaneamente pela *Terra (*Terra é o mesmo que Gaia). Por sua vez o Céu se uniu a sua própria mãe Gaia (Terra). Desta união veio ao mundo seres fabulosos chamados de Titãs. Porém o deus Céu, com poder inigualável até o momento, era também extremamente impiedoso, ele imagina que os seus filhos lhe causariam problemas, tinha receio de um dia perder o trono.
*Segundo a mitologia Gaia não precisou de um parceiro para gerar o deus Céu
Céu aprisiona os seus filhos

Assim o paranoico Céu decidiu que toda vez que ele fizesse um filho em Gaia, ele encerraria eles nas profundezas do interior da sua própria esposa Gaia.
Muito irado o perverso deus achava que os seus filhos não passavam de ameaças, e disse – Aí ficarão para sempre, no ventre da Terra, para que nunca mais ousarem desafiar a minha autoridade! (nesta altura do campeonato, ninguém desafiou ele, era pura paranoia)
Desta maneira a Terra ficou completamente subjugada pelo Céu, vale salientar que não era fácil para Gaia suportar no seu interior as turbulentas criaturas que estavam encerradas em si, sem poderem sair. Além disso ela suportava todo o assédio, maus tratos do seu terrível marido. Certo dia Gaia deixou de choramingar e decidiu agir contra a Tirania do Céu, para isso ela escolheu um dos seus filhos para libertá-la deste sofrimento, o escolhido foi o deus *Saturno, o mais jovem dos seus filhos.
* Saturno equivale ao deus do tempo Cronos da mitologia Grega.
Saturno é escolhido para enfrentar o Céu

A Terra, toda desesperada e em prantos disse a Saturno – Meu filho! somente você poderá libertar-me da tirania do seu pai, com isso você vai conquistar para si o cargo de líder supremo do Universo.
O já ambicioso Saturno, ficou contente com a ideia de ser o novo mandante do universo destronando o seu pai, imediatamente ele aceitou a tarefa dada pela sua mãe. O interesse maior de Saturno nem era livrar a sua mãe, mas sim tomar a coroa do seu pai. Com este plano em mente ele disse – fale, minha mãe, o que devo fazer para livra-la deste sofrimento?
A Terra deu a Saturno uma foice de diamante gigante! esta era a melhor arma para atacar o Céu! a Terra em um misto de esperança e tristeza disse para o seu filho “Pegue meu filho, utiliza da melhor forma possível!”. Imediatamente Saturno pegou a foice e foi até o leito de descanso do seu pai, acolchoado de nuvens, o velho dormia no seu palácio, muito despreocupado.
Saturno e o golpe fatal

Pela primeira vez Saturno, analisou friamente o impiedoso rosto do seu pai dormindo, enquanto sussurrava – dorme maldito! sem nenhuma piedade ele passou a foice abaixo da cintura do Céu. Céu gritou terrivelmente de dor… grito este que ecoou por toda a extensão do universo, a dor era insuportável até para um deus, toda a criação despertou com o urro.
Céu exclamou bravamente! – Quem ousou levantar a mão ímpia contra o soberano do mundo? isso enquanto pressionava a sua ensanguentada virilha.
Saturno respondeu – Isto é pelo sofrimento que causou na minha mãe, em mim e nos meus irmãos! – ainda segurando fortemente a sua foice de diamante.
O pior! o golpe de foice foi tão forte que o testículo do Céu foi literalmente arrancado, voou para muito longe, até cair no oceano, o impacto dos testículos no oceano foi explosivo. Logo em seguida, sem se aguentar em pé o deus ferido, caiu desfalecido e ensanguentado sobre o seu leito agora acolchoado de sangue.
Um fenômeno ocorreu! o sangue do deus cortado se esvaiu até manchar as nuvens, de tal maneira que mesmo durante o dia uma intensa cor escarlate crepúsculo, tomou conta das nuvens da terra.
A liberdade de Gaia e os seus filhos

Saturno, ficou extremamente feliz e orgulhoso do seu feito, ele correu imediatamente em direção a sua mãe, contando o sucesso, sua mãe Gaia ficou muito orgulhosa…
Imediatamente após a morte do Céu, todos os outros Titãs, irmãos de Saturno foram soltos das entranhas de Gaia, enfim liberdade! quanto a Saturno, ele recebeu a sua almejada recompensa, como o senhor incontestável de todo o Universo.
Uma voz misteriosa faz uma ameaça profética

Entretanto quando anoiteceu um segundo fenômeno aconteceu! uma voz terrivelmente assustadora e espectral ecoou pelos céus, se dirigindo a Saturno, a voz disse em tom de profecia:
– Ai de você, filho infame, que manchou a mão no sangue do seu próprio pai! do mesmo modo que usurpou o trono supremo, irá também um dia perdê-lo…
A principio Saturno se assustou, mas logo depois em tom de desdém com um sorriso talhado no rosto disse – Ora, ameaçazinhas, deus morto, deus posto! recomessem os festejos! as festas atravessaram as noites, comemorando o triunfo de Saturno.
Porém na verdade Saturno ficou com uma “mosca detrás da orelha” ele se preocupava com a profecia sempre quando se lembrava da assombrosa voz o ameaçando, até que Saturno disse para si mesmo – Será que não se pode ter uma vitória completa neste mundo?
Continua na História 2 “O Resplendor de Zeus (Júpiter)”
Eu me chamo Renato Silva criador deste site Mestre Toy, proprietário do Pinterest Mestre toy – Arts que já conta com mais de 2 milhões de visualizadores mensais. Contemplo muito o universo Nerd/Geek e assuntos relacionados, até o próximo artigo e tudo de bom.

Se inscreva no site, faça parte da nossa lista de contatos.













