Atena Mitologia Grega

Neste capítulo você vai conhecer a história do nascimento da Minerva (Atena) um nascimento como nunca visto antes, que assustaria todos do Olimpo em meio a uma tragedia… Acesse aqui o capítulo anterior, onde estou narrando a história do triste nascimento do Vulcano, o deus das forjas.

O turbulento nascimento da Minerva (Atena)

Texto autor: Renato Silva

Gaia alerta Zeus

Certo dia chega diante Gaia o seu neto Zeus, lhe dizendo – Vó eu preciso muito lhe falar algo…

A velha deusa Gaia, que concebeu Cronos (o pai devorador de filhos) teve um sonho profético no qual a antiga maldição familiar dos filhos parricidas destronarem os pais, estava ameaçando esta geração governada por Zeus.

Com isto em mente a gigante Gaia se apoiando na sua colossal bengala de pedra, disse para Zeus Agora será com você Zeus meu neto, que esta história vai se repetir!

Ao dizer isto… como num flash, passava todo aquele tormentoso passado (narrado nas primeiras histórias, leia elas aqui) do Brutal Céu que trancava os filhos dentro do ventre da sua esposa Gaia… e logo após Cronos chegando em casa feliz, com a sua foice de diamante todo ensanguentada, saindo vitorioso sobre o embate contra o terrível pai.

O nascimento de Minerva - Gaia Mitologia Grega
Arte abstrata da Gaia – Autor: –

Depois foi a vez de Cronos mostrar toda a sua crueldade engolindo os próprios filhos, desta vez foi Zeus quem derrubou a tirania de Cronos, vencendo ele na guerra dos Titãs. Gaia narrava todos estes eventos para Zeus, preocupada, no intuito de alerta-lo.

Zeus brandou fortemente para a sua vó, acordando ela da sua meditação: – Não diga tolices, minha vó! quem se atreverá a levantar a mão ímpia contra o soberano do mundo?

A deusa Gaia (Terra) apenas sorriu levemente e retrucou para Zeus: Pense antes de falar, pois esta foi a mesma frase que Cronos repetira por muitas vezes, até o dia em que você destronou ele, se tornando mandatário supremo do universo.

Cronos Mitologia Grega 001
Cronos (Saturno)

Contudo Zeus ainda muito jovem e obstinado, estava mais preocupado em conquistar o amor da deusa Métis que é a deusa da saúde, proteção, astúcia, prudência e virtudes…

Gaia imediatamente disse a Zeus: – Não se case com ela, pois de seu ventre sairá aquele que lhe trará a ruína.

Zeus alisando a sua negra barba, retrucou para Gaia: – Como aquela deusa meiga, carinhosa de olhos mansos pode gerar tal monstruosidade?

– Sim seu tonto, exatamente isso, o fruto que sair da linda de olhos meigos, pode te arruinar! brandou a terra já perdendo a doçura nas palavras, por conta da sua idade avançada e os inúmeros problemas que já tinha passado.

Ainda sim ela completava – Na verdade serão dois filhos, o primeiro é uma mulher  muito justa e sensata, ela só vai lhe trazer alegria e satisfação… mas cuidado com o segundo filho, ele será o flagelo da sua existência, desobediente, arrogante, disposto a lhe tomar o trono, todo este ímpeto colocado contra você… será a causa da sua destronação, ele derramará o seu sangue e assumira o seu lugar para todo o sempre.

Ainda narrando a sua visão, Gaia continuava: E com o filho dele será o mesmo e assim por diante, até que alguém decida e consiga por fim nesta maldição parricida que assola nossa família de uma vez por todas.

Depois das pesadas revelações da sua avó, os dois ficaram um tempo em silêncio, até que Zeus ergueu os olhos diante Gaia se levantou e disse: Esta bem vovó, você venceu… vou falar com a adorável Métis. Zeus saiu apresadamente dos recintos da sua avó, e se dirigiu para a residência da deusa Métis, situada no fundo do oceano.

 

Zeus chega até Métis

O nascimento de Minerva - Zeus - Arte: Chris Bjors
Zeus (Júpiter) – Arte: Chris Bjors – Esta imagem está anexada ao artigo intitulado “Mitologia Grega/Romana: Zeus e a guerra dos Titãs”

Zeus chegando até ela, para dizer o ocorrido: – Adorável Métis, Meiga e de olh… O próprio Zeus interrompeu a sua fala, observando a forma encantadora da Métis – Oh é você, meu querido Zeus, estava morta de saudades… Assim exclamou a deusa caindo em seus Braços, Zeus pensava: “tão meiga e tão feminina” isso enquanto ele escorregava suas mãos de forma macia e gentil, pelas curvas simetricamente perfeitas das costas dela.

Como diz o ditado no Brasil (Zeus pensou mais com a cabeça de baixo, do que a cabeça de cima) Num instante ele esqueceu das advertências da sua avó, e já estava deitado na cama com Métis, fazendo amor. Não só isso os dois passaram o resto do dia abraçados em um incrível romance, ele alisava cada parte do seu corpo, com a perícia dos melhores massagistas.

Depois de algum tempo Métis chega diante Zeus dizendo:Alegre-se eu estou grávida! seremos ambos pais de uma bela menina…

Zeus, logo lembrando das advertências da sua avó, ficou atônito, congelado por alguns instantes. Ele tomou uma atitude rápida e feroz! dizendo a ela: – Você esta enganada, nos dois seremos mães!

Após dizer isto, rapidamente ele abriu a sua bocarra de forma desmensurada (igual Cronos fez antes) e engole a pobre Métis com filho e tudo dentro do seu corpo. Ele ainda completou o assustador episódio com uma frase digna de um psicopata atual – Pronto minha amada, agora estamos unidos para sempre!

– Menino Sujo! – Gritou a velha deusa, dando-lhe uma cacetada na sua cabeça! depois de muito conversar Zeus conseguiu explicar o que fez com Métis e porque fez. E acabou sendo elogiado por Gaia.

 

O Inchaço da cabeça de Zeus

O nascimento de Minerva - Zeus - God of War 01
Arte: Good of War

Depois deste evento, os dias foram se passando as tensões diminuindo, até que certa manhã Zeus acordou com uma terrível dor de cabeça! doía tanto que ele berrava ferozmente! Que dor excruciante é esta?

Os deuses que estavam no Olimpo, correram para ver o que era aqueles terríveis gritos de dor… Todos viam que a cabeça de Zeus crescia assustadoramente, era um terror ver aquilo! – Sua cabeça cresce velozmente, isto é bizarro! dizia Hermes preocupado e espantando, sem saber o que fazer.

Isto deve estar ocorrendo por causa do uso abusivo da ambrosia, eu lhe avisei! Assim dizia uma Reia aflita, mãe de Zeus. Mas ninguém sabia da história secreta de Zeus, há não ser sua avó.

Zeus desesperado brandou – Calem a boca todos e chamem logo Vulcano! enquanto apertava sua cabeça com os dois braços, era já tão grande que os seus braços não abarcava toda a cabeça. Logo Hermes com a sua super velocidade trouxe Vulcano, como sempre todo sujo de fuligem.

Vulcano perguntava para Zeus: O que houve meu pai divino?

Zeus respondeu: – Tem algo dentro da minha cabeça! descubra logo o que é!

Vulcano se auto perguntava, o que será isso? analisando e alisando cuidadosamente o estranho formato… Zeus todo colérico perdendo os bons modos, falou bravamente: Vulcano deixe de delicadeza! não te chamei para me fazer uma massagem ou chorar junto! Vamos pegue logo as suas ferramentas, abra a minha cabeça e veja o que tem dentro… retire este tormento de mim!

Obedecendo as ordens do seu agoniado pai, abriu seu fantástico estojo, que possuía vários compartimentos, suas ferramentas estavam dispostas de forma simétrica em ordem de tamanho, perfeitamente organizadas.

 

O parto nada normal – As pancadas de Vulcano

Hefesto - Vulcano - Arte: Grafik - Tiago da Silva - Fonte: Deviantart
Hefesto – Vulcano – Arte: Grafik Tiago da Silva – Fonte: Deviantart

Assim o deus dos artífices encontrou a ferramenta perfeita para abrir a cabeça do seu pai, se ajustando na melhor posição para golpear… neste meio tempo, um calafrio de horror percorreu todo o corpo do Zeus. Por um instante confuso ele pensou: – Será que este é o final da profecia da minha velha avó? será que Vulcano vai me matar com esta pancada na minha cabeça e pegar o meu trono?

Zeus arregalou os olhos, ao ver aquele seu filho de roupas sujas com a aparência horrenda, balançando sua ferramenta de artífice que mais parecia uma grande marreta de demolição. Vulcano ainda disse, arreganhando os seus dentes negros e vibrantes: – Este poderoso martelo divino nunca falha, ele racha tudo, inclusive o seu resistente e poderoso crânio divino!

Desta maneira Vulcano deu o primeiro golpe! a pancada foi tão forte que Zeus viu o mundo rodar diante seus olhos, porém não foi o suficiente para derruba-lo e rachar completamente o fabuloso cranio de Zeus… ainda nocauteado em pé Vulcano lhe deu uma segunda grande pancada com o martelo divino. Agora Zeus estava nocauteado no chão com uma grande rachadura na sua cabeça.

Vulcano disse: Aguenta pai, seu crânio é extremamente poderoso, nunca vi igual, preciso dar uma terceira pancada! Zeus derrubado ao chão ainda acordado mas inerte (levantou a mãozinha com um joinha hehehe)

PAAA! o barulho da terceira pancada foi estridente, rachou a cabeça dele completamente, com isto um jato de luz ofuscante saiu da enorme rachadura da cabeça do Zeus, quase todos os deuses ali presente correram para longe assustados.

 

Minerva sai de dentro da cabeça de Zeus

O nascimento de Minerva - Minerva - Atena Mitologia Grega
Atena – Arte: Game Smite – Fonte: Site oficial

De dentro da cabeça do Zeus, surgiu uma outra cabeça revestida com um magnífico capacete dourado. Logo saia o resto do corpo da criatura que ali estava aprisionada e crescendo, sem rachar a cabeça de Zeus, por conta da sua fabulosa dureza.

Era uma linda mulher já adulta, revestida dos pés a cabeça com uma reluzente armadura dourada. Todos os deuses ficaram boquiabertos, nunca presenciaram um parto pela cabeça hehehe ainda mais assustados como o “parteiro” liberava a criatura da cabeça do Zeus.

A mulher que saia da cabeça dele, estava preparada para a luta, ela pulou para o meio do pátio olímpico e gritou um terrível grito de guerra, o mais alto que o Olimpo já escutara. Depois ela fez uma linda dança marcial com suas armas de guerra… ela chegou ao seu pai e disse: Honra e Paz divino pai, soberano do universo! sou Minerva (Atena) sua filha, gerada do seu sêmen para obedecer as suas ordens. 

Minerva - Atena art - Fonte Lara Melo
Minerva (Atena) – Arte: Lara Melo – Fonte: Twitter

Zeus mesmo arrebentado da forma como estava, tentando a todo esforço recompor a sua postura de soberano, ficou completamente encantado com a sua filha, a nova deusa que surgia da sua cabeça, uma nobre guerreira mulher, parida por ele próprio!

Foi assim que veio ao mundo a divindade Minerva (Atena) deusa da sabedoria, arte e da guerra.

 

O conhecimento arcaico da Gaia

Gaia Miniatura

Após passado algum tempo Zeus se recuperou e foi até a sua velha vó Gaia, debochar dela sobre o não cumprimento da profecia do nascimento de um segundo e terrível filho, que iria mata-lo e pegar o seu trono.

– Minha vó, suas profecias são umas furadas! logo a esperta Gaia retrucou – Imbecil, furada é a sua cabeça vazia! as pancadas de Vulcano tirou da sua cabeça o resto do raciocinio que lhe restava. Dizia isto, também com um tom de deboche… ela deu uma outra bela pancada na cabeça do seu neto, completando a fala: Honre a mim, que sou a única divindade competente o bastante para desfazer uma terrível profecia.

Com esta sua fala, vemos que apesar de ser algo muito difícil… desta vez Gaia conseguira reverter/anular a terrível maldição parricida com todo o seu conhecimento arcaico e mágico. Pois pessoalmente devo salientar, que não existe divindade com mais conhecimento histórico acumulado que Gaia, que esta ciente deste a criação do mundo.

Algumas observações:

  • Infelizmente Métis morreu após ser engolida por Zeus, isto foi lamentável e terrível! só a sua filha sobreviveu.
  • Apesar de Zeus ter traído Hera por inúmeras vezes… Esta história do relacionamento com Métis foi muito antes dele conhecer Hera, então não foi traição, pois ele estava solteirão.

 

Continua na história 11 “Poseidon e Anfitrite, Ira e Amor” você pode acessar este artigo por aqui.

 


Eu me chamo Renato Silva criador deste site Mestre Toy, proprietário do Pinterest Mestre toy – Arts que já conta com mais de 2 milhões de visualizadores mensais. Contemplo muito o universo Nerd/Geek e assuntos relacionados, até o próximo artigo e tudo de bom.

Seção Mitologias do mundo - Mestre Toy - Arts

Se inscreva no site, faça parte da nossa lista de contatos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

    Este site faz uso de cookies e informações sobre os visitantes.