Durante suas inúmeras missões Batman nunca foi de utilizar armas de fogo como metralhadoras, nem sequer uma tradicional beretta. Mas você já se perguntou, porque Batman age desta maneira? neste artigo respondo esta questão de forma canônica.
Batman é um exímio atirador
Em Batman: The Knight #6 mostra um Bruce Wayne ainda jovem, treinando com o instrutor chamado Luka Jungo (conhecido como o melhor atirador do mundo). Bruce sempre muito eficiente mostrou grandes habilidades com vários equipamentos e armas, surpreendendo o seu instrutor.
Até que chega a hora do tema deste artigo… onde Jungo começa a treinar Bruce no manuseio de armas de fogo em um tradicional circuito de acertar alvos. Mas ficou evidente que Bruce não gostou do treinamento com armas de fogo. Pois isso trouxe a tona o terrível e antigo trauma do assassinato dos seus pais, pelas mãos do criminoso Joe Chill.
Mesmo com esta restrição mental, Bruce Wayne treinou com um desempenho extraordinário. E olha, que Bruce Wayne é extraordinariamente bom com armas de fogo, mas ele decidiu não tirar a vida do próximo e nem usar armas de fogo, para assim não se assemelhar com criminosos igual o assassino dos seus pais.
Batman e o Batmóvel
Sim, em antigas Hqs ele já usou armas de fogo, mas pode-se considerar estes eventos como raras exceções, ligada a construção do personagem. Outro argumento seria o seu Batmóvel no modo batalha, que possui várias armas… miniguns, canhões, mísseis e supressores de motim não letal.
Porém muitas destas armas não são letais, tanto que se uma pessoa tocar no Batmóvel em modo batalha, ela vai ser prontamente nocauteada por uma descarga elétrica. E as armas letais do Batmóvel são usadas para derrubar estruturas, atirar em drones ou em criaturas/mutantes extremamente fortes que resistem ao ataque massivo de armas de fogo. Perceba que nunca vimos o Batman fuzilar o corpo do Coringa usando o Batmóvel, é mais para perseguir, fugir, dispersar obstáculos/multidões etc…
Um antigo trauma
Como vimos o trauma do assassinato dos seus pais, foi uma das causas que fez ele ter o objetivo de combater o crime prendendo e não matando. Em outras palavras ele é um justiceiro que dispensa armas tão letais como as de fogo. Saiba que Batman é praticamente uma arma ambulante treinado em 127 artes marciais! ele consegue se aproximar como um ninja perto de seus adversários, imagina o nível de letalidade se Batman fosse um anti-herói com fortes instintos homicida, certamente Coringa, Pinguim e outros não estariam vivos para contar história.
Batman e sua raiva interna
Batman não é psicologicamente estável como possa parecer, o seu próprio trabalho de lutar contra centenas de criminosos, somado ao seu trauma de infância (o desastre que ocorreu com seus pais) tem prejudicando sua sanidade. O Homem Morcego extravasa toda a sua raiva e violência contida, através de golpes muito contundentes em seus inimigos. Apesar de seus ferozes golpes, Batman procura manter o seu código de honra intacto, ele não quer se assemelhar ao malfeitor que assassinou o seus pais… e também não quer que nenhuma criança ou adulto cresça vendo ele matar um ente-querido ou uma pessoa que eles gostem… Batman abomina a ideia que outros o veja com o mesmo olhar, que ele olhou o assassino dos seus pais.
O Batman do filme, interpretado por Ben Affleck usa armas
O Batman do filme, interpretado pelo astro Ben Affleck é um pouco diferente da Hq e dos outros filmes do Batman. Tudo indica, que se for preciso o Batman de Ben Affleck mata e utiliza armas letais. Ao contrário do Batman de Robert Pattinson que segue a risca os idéias do homem morcego das Hqs. Parece que está havendo uma mudança no modus operandi do Batman dos filmes, ele está cada vez mais pensando e agindo diferente, deixando certas regras para trás.
Batman deveria ser mais letal?
Embora Batman seja um justiceiro muito sombrio e misterioso, ainda há um alto nível de altruísmo e bondade associado ao seu modelo de operação, muito diferente do Justiceiro da Marvel. Ele não mata os vilões e nem utiliza armas letais. Até por isso ele é um herói da Liga da Justiça, pois ele nunca cruza essa linha tênue que separa o excesso de violência no seu ofício.
Até porque, seria muito estranho e controverso ver o Batman arrancando cabeças de criminosos e pendurando em estacas, e ainda continuar como um herói padrão da Liga da Justiça. Além disso por mais que alguns fans queira ver o Batman tão letal quanto o Justiceiro, há um elemento histórico que em um primeiro momento entraria em contradição com um Batman homicida. Pelo motivo que o próprio Batman tem por objetivo impedir que o que aconteceu com seus pais, aconteça com outras pessoas.
Sendo assim, Bruce Wayne usando armas de fogo e matando a torto e a direito fere a essência dele mesmo, quanto a Hq tudo certo com o Homem Morcego… agora em relação aos filmes será que o Batman do Ben Aflleck, vai seguir de uma vez por todas outra linha de raciocínio?
Eu me chamo Renato Silva criador deste site Mestre Toy, proprietário do Pinterest Mestre toy – Arts que já conta com mais de 1 milhão de visualizadores mensais. Contemplo muito o universo Nerd/Geek e assuntos relacionados, até o próximo artigo e tudo de bom.
Se inscreva no site, faça parte da nossa lista de contatos.