Bleach é um anime completamente mergulhado em temas espirituais e esotéricos. Saiba que muitos detalhes apresentando no anime são fatos profundos e conhecimentos ensinados por espiritualistas. Neste artigo você vai conhecer o que lhe passou despercebido no anime Bleach…
Bleach elementos esotéricos e espirituais
Por se tratar de uma obra de ficção todos os temas de espiritualidade e esoterismo abordados em Bleach, são acrescidos de algumas fantasias para dar mais emoção na obra. No entanto o plano de fundo é baseado nos mais profundos conhecimentos das mais diversas doutrinas espirituais e esotéricas, veja abaixo os principais tópicos:
1) A morte é o inicio de outra jornada
No mundo do Bleach, assim como na vida real segundo os espiritualistas, a morte é apenas o começo de uma nova jornada. Dentro deste vasto universo descrito em Bleach existem vários reinos espirituais, onde as almas podem se encontrar.
Assim como os reinos espirituais descritos na nossa literatura esotérica, possuem várias regiões, cada qual com características próprias, umas péssimas que é uma verdadeira punição estar lá, outras razoáveis até chegarmos nas melhores, é quase um consenso entre os espiritualistas que estamos nestas regiões por ressonância, frequência e merecimento.
2) Uma comparação aos guardiões astrais ou mentores
Pastorear os espíritos dos desencarnados para a Soul Society, proteger os mortais e até outros espíritos dos ataques dos Hollows, fazer purificação da alma do falecido (konso), curas espirituais, manutenção do ciclo das almas etc… Tudo isto e muito mais, são funções dos Shinigamis. Isso nos lembra muito a noção dos mentores, guardiões astrais, anjos… cada doutrina espiritual chama de uma forma, mas a função é praticamente a mesma, eventualmente o trabalho dos Shinigamis em Bleach é baseado nas funções destas entidades.
3) Verdadeiros reinos espirituais
Quem assistiu ou leu a obra do Chico Xavier, Nosso Lar e demais obras semelhantes de outras religiões e doutrinas, vai perceber que existe toda uma estrutura avançada no plano espiritual, se assemelhando a vida encarnada. Aqui faço esta comparação ao observar a Soul Society e os reinos espirituais de Bleach, veja que a estrutura de lá é muito semelhante a vida dos encarnados, possuem ricos, pobres, escolas, burocracias, hospitais, laboratórios etc…
Soul Society é o habitat de muitos tipos de entidades como os Shinigamis, almas de humanos que morreram em sua vida encarnada, animais entre outras manifestações. Um fato curioso é que também reside na Soul Society espíritos que já nasceram lá mesmo, que nunca encarnaram.
Então já viu né? se você morrer pobre nesta dimensão, vai ser pobre lá na Soul Society também hahaha. Brincadeiras a parte, em Bleach além da Soul Society existem várias dimensões como o Inferno, Hueco Mundo, Dangai etc… todas estas dimensões foram baseadas no que os espiritualistas, profetas, videntes… nos passam desde os tempos mais remotos.
4) Reishi a composição da massa espiritual
Reishi são as partículas fundamentais que constituem todas as coisas espirituais, dos Hollows aos Shinigamis, do Hueco Mundo a Soul Society, em Bleach tudo no mundo espiritual é feito de Reishi. Com algumas exceções o Reishi é invisível para os mortais, ainda sim o Reishi interage com a matéria normal e produz efeitos físicos.
A ideia do Reishi, se assemelha a teorias da composição vital do universo como os chamados chi, prana entre outras denominações. Trazendo esta visão para o ocidente, me faz lembrar da teoria da massa espiritual o ectoplasma. Fato é que muitos estudiosos da espiritualidade tem especulado do que é feito toda a estrutura espiritual, outra explicação é que a massa espiritual seria feito de uma uma substância etérea ainda mais sutil do que as mencionadas, portanto imperceptível. Tite Kubo, o criador da série Bleach, achou a resposta, tudo é feito de Reishi, e ponto final.
5) Sobre os portais
Outro tema muito abordado em diversas doutrinas místicas, é a existência de portais que se conectaria a outras dimensões. Um portal espiritual seria uma espécie de abertura no espaço/tempo, que permitiria a manifestação de forças entre o mundo espiritual e o material. E até temos algumas explicações que vão mais longe, afirmando que alguns portais conectaria outras dimensões de outros tipos de entidades, como os elementais por exemplo.
Na série Bleach, o portal mais comumente usado é o Senkaimon representado com portas tradicionais do Japão, mas temos outros portais, como os portões do inferno guarnecidos por esqueletos gigantes. Estes portais são usados para interagirem entre os mundos. Existem também algumas famílias nobres do alto escalão, que possuem Senkaimons próprios para uso particular. Ou seja existem diversos portais que podem ser usados por diversas entidades.
6) Hueco Mundo, Soul Society e as outras dimensões
Este assunto esta relacionado ao assunto dos portais anterior. Existiria outras dimensões em outros mundos paralelos, não estaríamos sozinhos no universo, estes outros planos de existência podem ser físicos, espirituais até formas de vida e de consciências que nem conseguiríamos imaginar. Na série Bleach há também outros mundos, além da Soul Society um dos mundos mais explorados é o Hueco Mundo lar dos Hollows, semelhante a ideia do umbral.
No Hueco Mundo a noite é eterna com vastos desertos e florestas completamente secas e mortas, um reino com aspecto trevoso, onde impera a lei do mais forte. Contudo ao contrário do que muitos telespectadores pensaram o Hueco Mundo não é o Inferno, é apenas outra das tantas dimensões, lá ainda achamos alguns seres justos, inocentes e relativamente bons, como Dondochakka, Pesche e a própria Nelliel.
Mas de fato com algumas poucas exceções é um reino tomado pela maldade, definitivamente não é um bom lugar para tirar as férias hehehe. O local mais temido e conhecido do Hueco Mundo é o famoso castelo Las Noches, lar das criaturas mais poderosas e manipuladoras, uma espécie de central do Hueco Mundo.
7) O que pode acontecer com um espirito vagando no mundo dos encarnados?
Este último tópico é um pouco longo, pois merece uma explicação mais profunda. No universo de Bleach os Hollows são criaturas que nascem a partir das almas humanas, que por algumas razões, permaneceram no mundo dos encarnados por muito tempo, assim se transformando em Hollows.
Isso pode ser comparado a ensinamentos espirituais reais… que quando uma pessoa morre/desencarna, ele deve prosseguir sua trajetória na evolução do seu espirito e não mais ficar perambulando pelo mundo dos encarnados. Presenciado diversas injustiças, um espirito sem um grau muito elevado de amor, pode acabar se transformando em uma entidade maléfica ou obsessor, no que chamamos popularmente de “assombração”, além disto os reencarnacionistas diria que ele estaria atrasando o seu ciclo pessoal de reencarnação.
Então quando alguém morre, os encarnados que gostam daquela pessoa devem desapegar, abandonar a falta de quem se foi. Não levantando altar, orando dia e noite, isso tende a prender o interesse daquele espirito na sua casa, nos seus queridos, na sua antiga vida de encarnado. E se aquele espirito ver algum problema ocorrendo, ele pode acabar se envolvendo de forma grosseira, derrubando sua frequência espiritual, se tornando maléfico.
Por isso não é adequado ter altar, quadros, estátuas e objetos que eram muito ligados ao falecido. Enfim, quanto menos vínculo se formar com aquele espirito que se foi do mundo dos encarnados, melhor para ele(a), pois assim o espirito poderá trilhar o seu novo caminho em paz, sem preocupações.
Sim no anime Bleach para dar mais emoção, eles exageram um pouco, os Hollows se tornam espíritos com a capacidade e necessidade de literalmente devorar almas de humanos vivos e falecidos e até de outros Hollows. Qualquer espírito que não seja guiado para a Soul Society pode se transformar em um Hollow.
Isso aconteceu na série com o irmão da Orihime Inoue, Sora. Orihime se manteve extremamente apegada a ele mesmo após a morte, fez até um altar para ele, onde ela orava todo dia rogando por amparo e proteção, imagina como ficava o espirito do outro lado, presenciando estes fatos, e não mais podendo interagir como um encarnado? É claro, ele ficou perturbado e preso a este mundo, para tentar cuidar da sua irmã… o apego da Orihime não deixava ele ir para a Soul Society (lar dos espíritos) até que ele se transformou em Hollow, felizmente no final de tudo, foi purificado pelos Shinigamis.
A titulo de curiosidade quando um Hollow é cortado por uma Zanpakutō de Shinigami, o Hollow não é realmente morto, seu espírito é purificado dos pecados que cometeu como Hollow, e ele vai para o seu local de merecimento, tendo como “julgamento” e frequência o seu comportamento durante a vida de encarnado, os destinos são a Soul Society, Inferno…
O mesmo que foi dito em apego as pessoas, servem para indivíduos que morrem muito apegado a lugares, no inicio da série Bleach vemos alguns espíritos apegado aos lugares que amavam em vida, faleceram e permaneceram tanto tempo nestes lugares carregando as mágoas relacionadas ao lugar, que iniciou a transformação Hollow. Isto para nós na vida real, seria os lugares dito “mal assombrados”… por isso em vida não é bom ter muito apego a nada, assim o desencarne e a transição do além vida vai ser mais fácil e tranquilo.
OBS 1: Este artigo chegou ao fim. No entanto além destes sete tópicos há outros temas espirituais em Bleach muito interessantes como equipamentos espirituais, plasmagem, magia etc… mas fica para uma futura parte dois deste artigo.
OBS 2: Independentemente das suas crenças, se acredita ou não em outros universos, espíritos e assuntos relacionados, constatei apenas os tópicos da série que se assemelham a estas crenças, sendo elas para você real ou não, fato é que Bleach tem todo um plano de fundo baseado nestes assuntos.
Eu me chamo Renato Silva criador deste site Mestre Toy, proprietário do Pinterest Mestre toy – Arts que já conta com mais de 1 milhão de visualizadores mensais. Contemplo muito o universo Nerd/Geek e assuntos relacionados, até o próximo artigo e tudo de bom.
Se inscreva no site, faça parte da nossa lista de contatos.