02 Ikki de Fênix

Porque os anti-heróis se diferenciam tanto dos vilões e dos heróis? porque eles são tão cativantes e o que podemos aprender com eles? E por último você vai conhecer todas as características necessárias para criar o seu próprio anti-herói.

Anti-heróis

Algo interessante que fixa nossa atenção nos anti-heróis, é que eles são movidos por outras motivações que difere dos vilões e dos heróis. Há poucos anti-heróis se comparado ao número de vilões e heróis, a maioria deles são misteriosos, excêntricos, brigões, enigmáticos, imprevisíveis, complexos e muitas vezes contraditórios.

São a exceção, por isso chamam muito a atenção, o público gosta de originalidade, raridade e de reparar nos excêntricos. Vamos conhecer tudo sobre eles neste artigo.

 

Sobre a personalidade

Anti-heróis Ikki de Fênix
Ikki de Fênix

A personalidade é o conjunto de características que define o modo de pensar e agir, pode ser percebida pelos seus hábitos, gostos, preferências etc. A personalidade é o centro de reação do indivíduo perante qualquer situação da vida.

Personagens muito manipuladores como *Kira (*Light Yagami Death Note) se aprofunda no conhecimento da personalidade do próximo, para assim prever como a pessoa vai reagir e manipula-lo(a) na direção que desejar, lembra que durante o dialogo ele detectava a personalidade dos personagens e manipulava a conversa até onde ele queria ir, descobrindo nome, informações e outras características pessoais.

Anti-heróis - Hiei - Yuyu Hakusho
Hiei – Yuyu Hakusho

Mas você já percebeu que os anti-heróis são dificilmente manipulados? geralmente sub-vilões e heróis são mais comumente manipuláveis, pois os anti-heróis quase nunca extravasam suas emoções para os outros, eles não confiam, se mantém reservados, perceba como o Hiei da série Yuyu Hakusho sempre fica de canto, na maior parte do tempo observando, se movimentando de forma sombria.

A pior coisa para um manipulador é a pessoa imprevisível e obscura, pois não conseguem prever a reação após a tentativa de manipulação, então preferem evitar. Este é um dos porque os anti-heróis são cativantes e atraentes, sua imprevisibilidade na história torna tudo mais tenso e interessante. 

Todo o descrito acima também vale para a vida real, então esta é a primeira lição que você pode aprender com os anti-heróis, não seja tão previsível, oculte parte da sua vida e da sua personalidade.


Sobre as motivações

Anti-heróis - Justiceiro - Frank Castle
Justiceiro

Para entender um personagem, antes temos que compreender suas motivações, já que ação é a manifestação física da motivação. A motivação move as pessoas para fazerem o que fazem, influenciando todas as suas escolhas para melhor ou pior, alguns externalizam suas motivações, ficando mais fácil compreendê-los. Porém se tratando de anti-heróis, muitas vezes é difícil saber suas motivações, eles tendem a internalizar seus reais motivos, ou até oscilar muito.

Ora em Dragon Ball, quem imaginaria que Vegeta na intenção de derrotar Goku, estava com planos de usar o aumento de poder proporcionado pelo bruxo Babidi? (Majin Vegeta “M na testa”) e o Babidi nem imaginava que ele estava sendo manipulado pelo Vegeta, para lhe fornecer mais poder…

Anti-heróis - Vegeta - Majin Vegeta
Majin Vegeta

Pois Babidi não conseguia controlar a mente do Vegeta, mesmo Vegeta estando magicamente ao seu “controle”, depois o próprio Vegeta revelou que o seu orgulho era tamanho que ele não poderia ser controlado. Por outro lado era muito evidente a motivação do herói Goku e do vilão Babidi.

Aqui temos outra lição dos anti-heróis, se você não conta todos os seus planos e motivações para os outros, tem mais chance de dar certo, de fato, sem as pessoas aos seu redor saber o que lhe motiva e aonde você quer chegar, dificilmente um elemento vai prejudicar suas metas.

Salvo aqui algumas exceções, como as pessoas fiéis e honrosas que encontramos na vida, estas pessoas até podem lhe ajudar com seus planos e motivos, apenas não conte para todos ao seu redor suas metas e aonde quer chegar.

 

Confidentes confiáveis

Anti-heróis - Vegeta
Vegeta

Até mesmo os anti-heróis possuem ao menos um confidente, uma pessoa de confiança que ajuda eles no que precisarem, na verdade a ajuda é recíproca, já vimos várias cenas de anti-heróis quase dando a sua vida para proteger esta pessoa escolhida, como Vegeta fez para proteger a Bulma quando viu Bills agredi-la, ou quando ele se explodiu tentando matar Majin Boo na intenção de salvar o seu filho, esposa e consequentemente todos os outros.

Os anti-heróis contam parte dos seus planos revelando, intenções e emoções para estas pessoas. Na verdade nas séries animadas tanto de filmes quanto animes, sabemos muito dos anti-heróis durante o dialogo com estas ou esta pessoa de confiança.

Anti-heróis - Mulher Gato DC - Catwoman
Mulher Gato

Isso nos mostra que por mais que a sociedade esteja corrompida, existem boas pessoas que você pode contar com elas, sempre bom ter um ponto de apoio, pode ser um amigo(a), professor/mestre, parentes etc… Mas não seja egoísta, também ajude esta pessoa quando precisar. Veja que mesmo o anti-herói mais obscuro precisa de alguém, nada se faz sozinho, então não se isole completamente.

 

As Três Personalidades

Anti-heróis - Deadpool
Deadpool
  • Os Vilões: Possuem motivações externas e egoístas. Alguns querem dominar, poder, riqueza, vingança, outros mais radicais querem matar todos. Não se importam com o bem-estar do próximo, estão dispostos a sacrificar tudo e todos para alcançar os seus objetivos. A energia que move os vilões quase sempre provém da ambição, ódio,  inveja ou loucura. Além disto eles são cruéis, arrogantes, manipuladores ou sádicos. Para o vilão alcançar o seu propósito ele vai cruzar com caminhos maléficos e destrutivos.
Anti-heróis - Nelliel - Bleach
Nelliel Bleach
  • Os Heróis: Ao contrário do vilão, a personalidade heroica é movida pelo altruísmo, eles protegem, salvam, ajudam, inspirando todos em volta. De alguma forma os objetivos de uma personalidade heroica sempre se cruza com o bem em comum e estão dispostos a sacrificar-se para cumprir seus objetivos. Eles são movidos pela honra, coragem, amor ou justiça. Quase sempre são positivos e equilibrados no dia a dia. São acompanhados de vários amigos, aliados e admiradores. Sempre estão dispostos a salvar, ensinar ou perdoar, tem aqueles heróis que perdoam até os piores vilões.
Anti-heróis - Jolyne Cujoh
Jolyne Cujoh – Jojos
  • Os Anti-Heróis: Estes tem motivações mistas, quase a fusão de um herói com um vilão… possuem um senso de dever ao mesmo tempo um senso de rebeldia, ele pode salvar um inocente matando um vilão, protegem mas destroem. Na verdade constantemente esta em conflito consigo mesmo e com os heróis e vilões. Ao mesmo tempo que sentem nojo do mundo, salvam alguém ou até o próprio mundo. A contradição chega aos ouvidos das autoridades, querem prender o Justiceiro enquanto este comete crimes matando criminosos, na verdade é um desafio se lidar com anti-heróis, pois aos olhos dos heróis eles fazem a coisa certa da forma errada.

A conduta moral desta categoria sempre possui algumas destas características a seguir…

Anti-heróis - Jolyne Cujoh
Jolyne Cujoh – Jojos

Traços “negativos”: Violência, sarcasmo, cinismo, imprudência, solidão, raiva, paranoia etc… Além disto é comum ver personagens sendo ou se tornando anti-heróis, por causa de traumas antigos e conflito interno.

Traços “positivos”: Heroísmo, carisma seletivo, auto-confiança, lealdade, reflexão, intuição aprimorada e muita coragem etc… Por serem mais agressivos, eles se tornam muito útil quando o assunto é tudo ou nada, ou o herói mata ou morre, nestas ocasiões sem pestanejar o anti-herói já esta matando.

 

Conclusão final

Como vimos neste artigo os anti-heróis se diferenciam dos vilões e dos heróis, sendo uma peça unica na trama. Pode ter na série dez heróis e dez vilões, nenhum deles vão se parecer com o anti-herói. Eles não seguem as regras nem a mesmice psicológica do heroísmo e da vilania. São personagens que surpreendem geralmente com entrada triunfal (assim como o Ikki fazia), desafiando as expectativas e a própria narrativa da história. Sem dúvidas são personagens que cativam e confundem o público, com a forma de agir e a complexidade inerente a personalidade desta categoria de personagem.

 

Como criar o seu Anti-Herói

Anti-heróis - Venom - Marvel
Venom

Esta ultima parte do artigo serve para quem gosta de criar histórias e precisa de algumas instruções rápidas, porém completas para criar um anti-herói cativante e original. Com o artigo acima e estas instruções abaixo, você não precisa de mais nada para criar o seu anti-herói, pode ser feminino ou masculino as dicas e instruções servem para os dois.

Zaraki Kenpachi
Zaraki Kenpachi – Artigo com o signo de todos os personagens do anime Bleach

A personalidade dele ou dela, deve diferenciar dos heróis e dos vilões, mas ao mesmo tempo contém traços de ambos. Existem três características comuns, embora você possa criar sua própria partindo destas, mas tenha em mente que você esta criando um anti-herói, então não deixe ele(a) se tornar  100% vilão ou 100% herói…

Anime Kampfer - Shizuku Sango
Shizuku Sango – Artigo completo no site sobre Kampfer

1. Personagem que já nasceu anti-herói: Este é o tipo mais ameno de anti-herói, por ter nascido com o dever da justiça em seu sangue, mas sendo agressivo, arrojado, brigão, destemido, desobediente… ele(a) sempre vai pender mais para o lado do herói do que o do vilão, então deve ter mais característica heroica do que vilã, diria 80% herói e 20% vilão. Exemplo: Wolverine, Jolyne Cujoh, Deadpool, Judge Dredd etc…

Anti-heróis - Wolverine
Wolverine

2. Personagem se tornou anti-herói por causa de algum trauma: Neste caso ele(a) após o trauma vai ocorrer  uma explosão repentina de ódio, pendendo mais para um lado vil e cruel, quase como vilão do que herói, diria 30% herói e 70% vilão, geralmente por causa de vingança. Mas aos poucos ele(a) vai se tornando mais herói do que vilão. Não se esqueça por se tratar de um anti-herói, nunca vai voltar a ficar 100% herói, embora depois de passar o ódio inicial que pode levar meses ou anos, vai pender mais para herói… 70% Herói e 30% Vilão. Exemplo: Justiceiro, Zaraki Kempachi, Blade, Nelliel e até o Batman poderia se enquadrar aqui.

Anti-heróis - Blade
Blade

3. Personagem era vilão e se tornou anti-herói: Este é o tipo mais difícil de se lidar, embora seja um anti-herói ele(a) sempre vai pender mais para vilão diria 60, 70% vilão e 30%, 40% herói… a unica exceção a esta regra é o tempo… o tempo pode aos poucos fazer ela(e) se tornar mais herói que vilão (invertendo a porcentagem acima) esta transformação pode levar muitos anos ou nunca vai acontecer, um exemplo deste perfil é o Vegeta, levou muito tempo para ele começar a ser mais herói que vilão…

Anti-heróis - Mulher Gato
Mulher Gato

Outros não vão mudar completamente, como a Mulher Gato, ela sempre vai estar roubando e praticando outros delitos, mesmo depois de se juntar aos heróis. Neste perfil de personagem, em vez em quando, por via de regra, ele(a) tem uns períodos de vilania oscilando muito… vai cometer crimes, lutar contra o herói por algumas vezes, perturbar as autoridades etc. Mas sempre o herói vai enxergar nele(a) uma luz que lhe trará de volta para o caminho do heroísmo. Exemplo: Ikki de Fênix, Vegeta, Mulher Gato, Godzilla, Feiticeira Escarlate, Venom, Loki, T-800 do Exterminador do Futuro etc…

Gaara Signo
Gaara – Artigo com o signo de todos os personagens do anime Naruto

Há outras ramificações na forma de ser, que existem e você pode criar tendo como base estes três tipos. É até comum no futuro o personagem decidir ser 100% herói ou 100% vilão, se isto acontecer, as características de anti-herói só vai servir até o dia da sua mudança de personalidade, pois, após a mudança de personalidade, estes vão sair do papel de anti-herói, sendo tema para outro artigo.

 

3 composições dos anti-heróis

Independente dos três tipos acima, todos eles devem conter algumas (não todas) destas características dos três tópicos a seguir:

Anti-heróis - Sasuke Signo
Sasuke – Artigo com o signo de todos os personagens do anime Naruto

1. Características negativas e positivas: Sarcástico, cínico, egoísta, desleixado, rebelde, brigão etc… e qualidades positivas que o torne interessante para o público, como ser inteligente, humor acido, corajoso, leal, engraçado, muito reflexivo e misterioso, admira e gosta muito de algo ou de um tipo de pessoa, como exemplo no filme “O Profissional” o anti-herói amava um vaso de planta (um pequeno detalhe deste, já o tornava mais interessante).

Anti-heróis - Motoqueiro fantasma
Motoqueiro Fantasma

2. Objetivo: O objetivo dele(a) deve coincidir com a sua história de vida e a sua personalidade. Por exemplo, como descrito acima se ele se tornou anti-herói por um grande trauma em sua vida, da forma como ocorreu com o Justiceiro ele(a) vai agir por vingança buscando a justiça sendo muito agressivo, fazendo capangas e alguns vilões tremerem de medo. Por outro lado, se ele nasceu anti-herói, vai ser agressivo mas agindo com um certo código de honra, este tipo não explodiria um prédio de vilões, havendo inocentes lá dentro…

Anti-heróis - Mugen Samurai Champloo
Mugen – Samurai Champloo
  1. Conflitos internos: Ela(e) deve possuir algum conflito interno ou externo que o faça questionar os seus valores e ações.
  2. Altos e baixos: Ela(e) deve passar por uma mudança ao longo da história, melhorar e piorar, se tornar vilão ou herói por um espaço de tempo e logo se arrependendo ou apenas mudando de ideia sem se arrepender, tornando-se anti-herói novamente, o personagem pode se redimir, se corromper, se sacrificar etc…
  3. Consequências: Ela(e) deve enfrentar as consequências das suas escolhas, aprendendo algo bom com isto. Anti-heróis aprendem melhores formas de se lidar com as situações na marra mesmo, necessário passarem por dificeis consequências, para perceberem o que há de melhor no mundo e nas pessoas.
Anti-heróis - Migi Parasyte Shinichi
Migi Parasyte Shinichi


Alguns exemplos de anti-heróis famosos:  Vegeta, Hiei, Ikki de Fênix, Mulher Gato, Zaraki Kempachi, Justiceiro, Deadpool, Mugen, Venom, Nelliel, Bakugou, Motoqueiro Fantasma, Shizuku Sango etc…

 

Também publiquei aqui no site os elementos espirituais e esotéricos da série Bleach.

Toushirou Hitsugaya - Konso 


Eu me chamo Renato Silva criador deste site Mestre Toy, proprietário do Pinterest Mestre toy – Arts que já conta com mais de 1 milhão de visualizadores mensais. Contemplo muito o universo Nerd/Geek e assuntos relacionados, até o próximo artigo e tudo de bom.

Atoy - Mestre Toy - Mestre Arts -Slogan - 125x125

Se inscreva no site, faça parte da nossa lista de contatos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

    Este site faz uso de cookies e informações sobre os visitantes.