Continuando… o que acontece após Zeus se tornar a autoridade suprema do mundo. Nesta história, Hera se torna a figura central desta presente narração. Veja aqui o capítulo anterior onde mostro a história da Titanomaquia…
Hera se torna a rainha dos céus
Texto autor: Renato Silva
Reia (Cibele) feliz com a vitoria do seu filho Zeus, dizia — agora minha pequena filha Hera está a salva… mas até quando? Reia estava feliz vendo Hera (Juno), salva do seu cruel esposo Cronos (Saturno). Pois, nas histórias anteriores, vemos que o velho deus perverso Cronos, com receio de perder o seu trono, havia engolido um a um os seus filhos. Porém, em um plano muito bem elaborado, Zeus, conseguiu ludibriar o seu pai na intenção dele ingerir uma porção mágica, disfarçada de uma incrível bebida encantada, esta porção fez ele vomitar todos os seus irmãos, salvando-os, das entranhas do pai.
A Titânide Reia, almejava que a sua filha Hera, deveria ter um lugar de honra na corte celestial… enquanto ela mimava a sua querida filhinha Hera, lhe veio uma excelente ideia! Reia disse em voz alta, pensando na segurança da sua filha, temendo uma nova guerra — Sim! é isso, vou levar a minha querida filha Hera para o país das Hespérides!. As Hespérides são três divinas e belas deusas, que governam um país paradisíaco onde a primavera dura por toda a eternidade e não existe necessidade.
Hera e as Hespérides
Chegando nas terras das Hespérides, Reia disse para elas — Queridas amigas, venho aqui para que aceitem a minha bela filha Hera na suas terras, e peço-lhe que cuidem dela, pois aqui há segurança. As Hespérides sorriam de forma amável e sincera, uma das deusas envolveu a pequena Hera em suas vestes esvoaçantes. Aceitando o pedido da mãe Reia, enquanto diziam — Reia vá em paz, nós cuidaremos da sua filha como se fosse a nossa, e faremos dela a mais poderosa das deusas.
Conforme o tempo ia passando, Hera ia crescendo em meio a educação das Hespérides, já adulta Hera (Juno) era uma deusa de intensa beleza, tanto que todas as três Hespérides concordavam em reconhecer este atributo, Hera não era só bela, mas também muito sapiente. — Vejam, tanto os animais quanto as flores parecem muito felizes tão logo sentem a sua presença — assim diziam alegremente as três irmãs Hespérides, em referência a Hera.
Contudo, a deusa de indiscutível beleza Hera, enquanto estava satisfeita com o paraíso em que vivia… ambicionava a posição mais alta que uma deusa poderia alcançar. Com olhos fixados no céu, ela refletia todos os dias dizendo: — Tudo aqui é muito belo e harmonioso… mas na verdade eu queria mesmo a posição de rainha do céu. Assim se explicava o motivo da moça sempre procurar os lugares mais altos da ilha, isso ajudava a sua imaginação de chegar aos céus.
Hera adora chuva!
Certa vez, estando ela sentada, em um dia de muito calor. Avistou no horizonte uma unica nuvem, como se estivesse perdida em meio a vastidão dos céus. Hera pensou — Eu adoro a chuva! se existe algum defeito neste paraíso, se há algum, é o de raramente chover! logo após, ela ficou de pé, fechou os olhos e pensava com toda a sua força: — Quero muito que chova! muito chuva! eu quero! Ela abriu os olhos, e algo mudou, viu que a nuvem solitário ganhou uma robusta companheira. Percebendo a mudança, novamente a jovem deusa fechava os olhos, pensando com todas as suas forças: — Quero muito a chuva! chova muito! É exatamente isso que eu quero! quando ela reabriu os seus olhos, avistou incontáveis nuvens se juntando à primeira, todas elas formavam uma massa escura e barulhenta, pois uma enorme tempestade estava por vim. Hera atestava o seu poder, controlando o clima.
Ela ficou nas pontas dos pés, se deliciando com a premeditada tempestade, enquanto dizia — Hmmm… realmente adoro o perfume da chuva, não há outro igual. Assim, as nuvens chegavam até ela, e a jovem deusa comandou do alto a enorme tempestade, nunca as Hespérides haviam visto tal feito, se arrepiaram com o poder da jovem deusa. Muitos raios chicoteavam ao redor dela, como espadas cintilantes, sem atingi-la… isso enquanto a água da intensa chuva a envolvia completamente, num delicioso frescor, Hera se satisfazia, controlando a tempestade assim como o melhor dos maestros controla uma orquestra.
A Águia
Já satisfeita, Hera dispersou a tempestuosa chuva, agora ela invocava um caloroso vento para secar as suas roupas… novamente a atmosfera adquiria a calmaria de um vívido céu azul. Enquanto Hera dizia, Tudo é muito belo… Mas eu quero mesmo ser a rainha do céu. Neste momento, veio dos céus uma fabulosa águia de grande e notável envergadura. A ave de rapina, voava em volta da bela deusa, após a exibição, a águia agarrou Hera com extrema delicadeza e carinho, levando-a ao ar, Hera experimentava como é voar.
Hera, ficou muito surpresa com tal mistério, mas ela não se assustou, apenas sentia com forte intuição que o seu sonho de se tornar a deusa rainha dos céus, estava se concretizando. Ela perguntava — Para onde você esta me levando, oh águia sutil? sem responder, a águia e a deusa, ia se adentrando aos céus! Hera gritou alegremente – Estou no céu! assim ela se viu em um suntuoso palácio, diante do jovem Zeus.
Zeus e Hera
Então o líder e soberano dos deuses, explicou a uma alegre Hera, tudo o que havia acontecido com ela, até ele chegar ao poder, e como ele a havia salvado do ventre do tirânico pai. Hera, extremamente agradecida, abraçou os joelhos de Zeus (Júpiter). Depois Hera disse a Zeus, radiante de esperança: — Tudo o que você diz é muito harmonioso e belo, mas eu quero mesmo ser… na hora em que ia completar a sua frase favorita, pela milésima vez, ela parou com receio da reação de Zeus…
Porém, ela nem precisou completar a sua predileta frase, Zeus a observava dos céus, e sabia das suas vontades, Ele disse todo sorridente e satisfeito — Sim, adorada Hera, sem dúvida você sera a rainha do céu… eu vi você controlando a tempestade e orquestrando os raios, naquele momento decidi que você seria a esposa ideal para mim. (*é claro, se tratando de Zeus, ele também estava de olho na beleza da jovem Hera). Assim foi a história de como Hera se casou com Zeus, tornando-se a rainha do céu.
*Curiosidade: Hera é simbolizada pelo pavão
*Curiosidade: Este é o casal mais famoso da Mitologia Grega/Romana.
Continua na história 5 “Festa de casamento de Zeus e Hera e o castigo da ninfa Quelone”
Eu me chamo Renato Silva criador deste site Mestre Toy, proprietário do Pinterest Mestre toy – Arts que já conta com mais de 2 milhões de visualizadores mensais. Contemplo muito o universo Nerd/Geek e assuntos relacionados, até o próximo artigo e tudo de bom.
Se inscreva no site, faça parte da nossa lista de contatos.