A maioria das pessoas tem por costume chamar todos os quadrinhos orientais como mangás, se você faz isso pode estar trocando “gato por lebre”, neste presente artigo eu explico as principais definições dos quadrinhos orientais, pois de forma semelhante a denominação K-pop é sul coreana e J-pop é japonesa, nos quadrinhos também temos além das definições de gêneros as diferenças de tipos, dependendo da nacionalidade… então vamos lá, tudo vai ficar mais claro.
*imagem acima da capa é a Mari Kurihara da série Prison School
Nem tudo são mangás
Mangá
Mangá é a denominação originária do Japão, ou seja são os quadrinhos japoneses. São originalmente lidos da direita para a esquerda, tanto as páginas quantos os próprios balões de comentários dos personagens, também são lidos da mesma forma, da esquerda para a direita. Muitos mangás seguem a tradição de uma coloração preto e branco, mas podem ser a cores ou mistos. O estilo de desenho é muito popular os famosos traços mangás! olhos grandes, bocas pequenas, expressões exageradas quando algo inesperado acontece etc… alguns títulos de mangás muito conhecidos são Naruto, Dragon Ball, One Piece, Death Note etc…
Acesse aqui o artigo do porque os olhos dos animes são grandes e diferenciados.
Manhwa
Manhwa é a designação para os quadrinhos coreanos, os coreanos possuem vários títulos de sucesso, realmente fora da curva. Apesar dos traços serem parecidos, há algumas diferenças nos olhos, cenários e expressões. Hoje está sendo muito popular os manhwa digitais, e foi exatamente isto que causou grande popularidade do mesmo, pois acreditem muitas pessoas estão lendo manhwa coreanos, achando que são mangás japoneses.
Os manhwa são lidos da esquerda para a direita, podem ser preto e branco ou coloridos. Outro ponto interessante é que muitos manhwas foram o ponto de partida para se tornarem animes produzidos em estúdios japoneses, como Noblesse por exemplo. Alguns manhwa famosos são: Solo Leveling, The Beginning After The End, Sadistic Beauty Side Story etc…
Manhua
Manhuas são os quadrinhos chineses, normalmente eles possuem um estilo mais detalhado e realista do que os traços japoneses. Eles normalmente são produzidos a cores, mas também podem ser produzidos em preto e branco, e com a revolução da internet estas obras também são encontradas nos formatos digitais. Ele pode ser lido de formas diferentes, dependendo da região e do autor, por exemplo, caso ele tenha sido produzido em Hong Kong ou Taiwan, são lidos da direita para a esquerda, em contrapartida os produzidos na China continental, quase sempre tem leitura da esquerda para a direita…
Um porém negativo é o governo totalitário chinês, ele impõe limitações artísticas e também restrições nas histórias, o artista não pode viajar na criatividade, existem várias censuras bem chatas, que limitam a criatividade do quadrinista chinês, existem até censuras para beijo. Alguns manhua famosos são: The Last Human, Tales of Demons and Gods etc…
Como as obras digitais são publicadas
Webtoons e Webcomics são formas como as obras são postadas no formato digital, perceba a palavra “Web” na frente…
Webcomics
As webcomics são mais tradicionais, seguindo o estilo do modelo impresso, o formato é paginado possuindo divisórias digitais entre as páginas, como se você realmente estivesse lendo uma obra física, só que é digital, isso até facilita que a obra se torne física via impressão, pois o formato quase sempre copia o formato físico.
Webtoons
Já os webtoons possuem o formato de leitura “infinita”, isso quer dizer que você vai ter que usar a barra de rolagem, descendo e subindo quadro a quadro, porém pode haver alguma paginação. Outra característica comum são grandes espaços em brancos entre os quadros, chamadas de “calhas” eles normalmente indicam raciocínio a se completar pelo leitor, algum grande ruído, mudança de quadro, passagem de tempo etc…
Os webtoons são hoje muito lidos em diversos sites onlines. Mas o formato mais dinâmico e arrojado dos webtoons em um primeiro momento impossibilita uma impressão física, teria que se fazer alguns ajustes para tornar a obra física via impressão.
Webtoons ou Webcomics são formatos de publicação
Há de saber que qualquer história em quadrinho pode ser produzida no estilo Webtoons ou Webcomics, não importando se ela é coreana, brasileira, norte americana etc… se a série for produzida no formato digital, ele vai ter que adotar algum estilo de organização e apresentação, que pode se enquadrar neste dois formatos.
Apesar do explicado ser uma explanação bem objetiva, o assunto webtoons e webcomics ainda gera alguma discussão sobre suas características, mas nada longe do que foi expresso neste artigo, somente alguns detalhes mais específicos para os quadrinistas do que para o leitor.
Eu me chamo Renato Silva criador deste site Mestre Toy, proprietário do Pinterest Mestre toy – Arts que já conta com mais de 2 milhões de visualizadores mensais. Contemplo muito o universo Nerd/Geek e assuntos relacionados, até o próximo artigo e tudo de bom.
Se inscreva no site, faça parte da nossa lista de contatos.